reitor

Caros membros da comunidade académica,

A Universidade de Aveiro nasceu num quadro inovador, propulsionado pelo Ministro Veiga Simão, que continha como um dos seus objetivos "...prestar serviço público específico, assim participando diretamente na resolução de problemas regionais e nacionais..." conforme estipulava o nosso Plano de Desenvolvimento de Funções de 1974/75.

Quatro décadas passadas e muito suor, competência e criatividade de tantos (docentes, investigadores, trabalhadores não-docentes, estudantes e inúmeros  parceiros), verificamos com grande regozijo a notável cooperação existente com  as empresas, a região  e os mais variados atores e amigos da universidade, entre os quais não podemos deixar de incluir os nossos antigos alunos. São hoje, igualmente, robustas as redes de trabalho nacionais e internacionais em que participamos, afirmando a UA como referência no ensino superior e na investigação em Portugal, mas também nas quatro partidas do Mundo.

O aniversário formal da UA, a 16 de dezembro de 2013, será apenas um dos marcos do programa de comemorações desse percurso que a todos orgulha. Pretendemos estabelecer um programa digno destes 40 anos, com muitos contributos dos membros da comunidade UA, que se inicia já em abril com a conferência Exit Talks (15 e 16 de abril).

Numa comunidade tão dinâmica quanto a nossa, o programa, que constará de uma página Internet criada propositadamente para dar visibilidade a essas quatro décadas da UA, contará seguramente com um leque muito diversificado de ações.

Venho, assim, solicitar o empenho de todos para mais este gesto de construção do nosso futuro, honrando o passado. As propostas para o programa de comemorações, de onde sairão as iniciativas-marco após uma selecção prévia, deverão ser enviadas para 40anos@ua.pt. As ações serão incluídas no programa na página de Internet à medida que forem sendo comunicadas e consideradas.

Agradeço o envolvimento de todos.

Manuel António Assunção, Reitor
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.