Multimédia Editorial II › 47946

código no paco
47946
área científica
Ciências e Tecnologias da Comunicação
créditos
8
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 60 horas/semestre
orientação tutorial (OT) - 20 horas/semestre
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos
  1. Compreender e analisar os paradigmas de publicação on-line.
  2. Compreender e adquirir competências na adequação dos paradigmas de publicação clássicos para publicação on-line.
  3. Compreender e adquirir competências na utilização de ferramentas necessárias para a construção de plataformas de edição e de publicação on-line.
competências

Os alunos deverão adquirir conhecimentos e desenvolver competências nos paradigmas de edição e publicação online. Deverão adquirir a autonomia necessária à criação de plataformas de apoio à edição e publicação online.

conteúdos

Módulo 1 – WEB

  • Conceito; Tipos de informação; Principais formatos de informação multimédia
  • Ferramentas de publicação on-line: HTML e editor HTML (Dreamweaver)

 

Módulo 2 – Identificação e caracterização de paradigmas de publicações on-line

  • Identificação dos diversos paradigmas de publicações on-line
  • Caracterização dos diversos paradigmas de publicações on-line

 

Módulo 3 – WEB 2.0 em contextos editoriais

  • Apresentação do conceito de WEB 2.0 e as diversas ferramentas a ele associadas
  • Análise e exploração da aplicação destas ferramentas em contextos de publicação on-line
  • Desenvolvimento de soluções editoriais de publicação on-line

 

Módulo 4 – Métodos e técnicas de avaliação em contextos de publicação para a web

  • Apresentação dos conceitos de design de interacção e de usabilidade
  • Análise e aplicação dos referidos conceitos em contextos de publicação on-line
avaliação

A avaliação discreta da UC composta pelos seguintes momentos de avaliação que constituem a nota final (NF) da UC: 

• AV (1) (30%) Avaliação individual e presencial, realizada durante o semestre letivo, abrangendo os conteúdos de cariz mais prático lecionados – 27 de Março de 2014; 

• AV (2) (20%) Avaliação individual e presencial, realizada durante o semestre letivo, abrangendo os conteúdos de cariz mais teórico lecionados –22 de maio de 2014;

• AV (3) (50%) Avaliação grupo, realização de um projeto editorial final em grupo (de 4 elementos) durante o semestre letivo e entregue durante a época de exames, avaliado em dois momentos distintos: Apresentação final pública durante o semestre letivo (AF, 10%) – 13 de Dezembro de 2013; Entrega do Projeto (P, 25%), Documentação de produção e desenvolvimento (D, 15%), ficha de auto e heteroavaliação (FAHAV, ± 10%), na época de exames – na data do exame de época normal (a anunciar);

requisitos

Os alunos devem possuir competências de TIC, sob a ótica do utilizador, tal como a edição de imagem, processamento de texto.
É expectável que possuam algum grau de competência em edição multimédia básica.

metodologia

A unidade curricular tem como regime de funcionamento aulas teórico-práticas nas quais se estimula, numa parte inicial, a aprendizagem dos conceitos teóricos de base através de metodologias predominantemente expositivas, e procede-se, em seguida, à operacionalização dos conceitos teóricos através da experimentação em laboratório, recorrendo a métodos que serão, preferencial e predominantemente, exploratórios, demonstrativos e de desenvolvimento em grupo.

bibliografia base
DUCKETT, Jon (2011). HTML & CSS – Design and Build Websites. Indianapolis: John Wiley & Sons. ISBN 978-1118008188 BOULTON, Mark (2009). A Practical Guide to Designing for the Web. Penarth: Mark Boulton Design. ISBN 978-0-9561740-0-0.
bibliografia recomendada

- CHAPMAN, Nigel e CHAPMAN, Jenny (2006). Web Design: A complete Introduction. New York: Wiley. ISBN 978-0-470-06089-6

- BOULTON, Mark (2009). A Practical Guide to Designing for the Web. Penarth: Mark Boulton Design. ISBN 978-0-9561740-0-0. 

- DUCKETT, Jon (2011). HTML & CSS – Design and Build Websites. Indianapolis: John Wiley & Sons. ISBN 978-1118008188

- CHAPMAN, Nigel e CHAPMAN, Jenny (2009). Digital Multimedia. 3th Edition. New York: Wiley. ISBN-10: 9780470512166.

- BARBOSA, Elisabete; GRANADO, António (2004). Weblogs: Diário de Bordo. Col. Comunicação. 1ª Edição. Porto: Porto Editora. ISBN: 972-0-45252-8.

- Comunicação e Sociedade. Jornalismo e Internet. Nº 9-10. 2006. ISSN: 1645-2089.

- GRIGAR, D. The Challenges of Hybrid Forms of Electronic Writing. Computers and Composition. Nº 22, 2005, pp.375-393.

- PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. (2007) Interaction Design. Chichester: John Wiley & Sons. ISBN 978-0-470-01866-8

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.