Sílvia Isabel do Rosário Ribeiro

ESTGA

Professor Adjunto
gabinete: 7.1.7
extensão: 41143
telefone externo: 234611500

atribuições

Diretora de Curso da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial

Membro do Conselho de Escola da ESTGA

Membro da Comissão Científica do Conselho da ESTGA

Coordenadora da área científica de Línguas

perfil biográfico

 

Sílvia Ribeiro concluiu Doutoramento em Linguística Portuguesa em 2011, na Universidade de Coimbra. Na mesma Universidade, realizou previamente o Mestrado em Linguística Portuguesa (2006) e a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses (2002).

É professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro desde 2004, sendo responsável pela lecionação de diversas disciplinas de língua portuguesa aplicada, francês aplicado aos negócios, comunicação técnica e secretariado. Atualmente, colabora com o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro na orientação de estudantes de Mestrado.

Na ESTGA, assumiu diversos cargos de gestão, tendo sido Diretora do Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução (2007-2009 e 2011-2013), membro da Comissão Executiva (entre 2012 e 2016) com responsabilidade pela coordenação de eventos, divulgação da oferta formativa e promoção cultural. Desde 2014 é membro do Conselho de Escola. Atualmente, é Diretora de Curso da Licenciatura em Secretariado e Comunicação Empresarial e coordenadora da Área Científica de Línguas.

 

É membro integrado do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro (CLLC – UA) e colaboradora do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-UC). Os seus interesses de investigação centram-se na Morfologia e Léxico, nomeadamente nos léxicos de especialidade, na interface sintaxe-semântica (com especial enfoque nas alterações de estrutura argumental) e na comunicação empresarial.  

publicações externas à UA

  • Ribeiro, S. & Rio-Torto, G. (2016). Composição. In G. Rio-Torto et al. (eds.). Gramática Derivacional do Português, 2.ª edição, revista e atualizada. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 461-520.
  • Ribeiro, S. (2010). Compostos nominais em português. As estruturas VN, NN, NprepN e NA. Muenchen: Lincom Europa. 
  •  
Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.

Outras ligações

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.