Investigador em física química, modelação molecular e em ciência dos materiais, embora com uma passagem pela física nuclear, Michel Waroquier, professor emérito na Universidade de Ghent, Bélgica, foi autor de mais de 300 trabalhos científicos publicados.

Na área investigação a que se tem dedicado nos últimos 15 anos, Michel Waroquier tem dado um vasto contributo. Aplicando os princípios teóricos da física, nomeadamente de mecânica quântica, procura explicar e prever propriedades dos materiais e,com isso, identificar moléculas adequadas a certos fins.

Nas suas publicações tem dado especial relevo à explicação de fenómenos práticos. O investigador belga tem ainda trabalhado no sentido de desenvolver novas abordagens para melhorar o desempenho dos cálculos que faz.

Michel Waroquier nasceu a 13 de novembro de 1946. É físico de formação e doutorado em Física, com tese defendida em 1971, na Universidade de Ghent, que mereceu a distinção maior. A agregação (“Habilitation thesis”) foi defendida em 1982, em Física Teórica.Para além de vários outros cargos de responsabilidade na Universidade de Ghent, foi fundador do Center for Molecular Modelling.Participou em vários comités do Fundo Belga para a Investigação Científica (FWO), do Conselho Flamengo para a Política Científica (VRWB) e foi membro do comité permanente da European Science Foundation (ESF). O investigador e professor é membro do júri de vários periódicos científicos de relevância internacional.

» Interveção do Professor Michel Waroquier

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.