Gilles Lipovetsky
nasceu em 1944. É professor agregado (‘Agregé’) de Filosofia na Universidade de Grenoble. É, igualmente, Doutor Honoris Causa pelas Universidades de Sherbrook (Québec/Canadá) e Cavaleiro da Legião de Honra (a maior distinção concedida pela República Francesa).

Foi membro do Conselho Nacional dos Programas Escolares (Educação Nacional Francesa) até 2005 e, ainda, membro do Conselho de Análise da Sociedade, junto do Primeiro Ministro Francês. Desempenha, também, as funções de Consultor da Associação (francesa) do Progresso na Gestão.

Gilles Lipovetsky tem realizado numerosas conferências sobre ‘Ética dos Negócios’ para grupos industriais e bancários em França, Espanha. Canadá, Argentina e México. Tem assegurado, igualmente, diversos seminários de investigação, em várias cidades e universidades – Madrid, Barcelona, Nova Iorque, Montreal, México, S. Paulo, Buenos Aires, Santiago do Chile e Singapura - sobre o individualismo, o luxo, o consumo e modos de vida.

Um pensador como Gilles Lipovetsky constitui uma referência importante para a Universidade de Aveiro e, em particular, para os estudos de economia, sociedade e políticas públicas. De facto, ao lado de Ulrich Beck, de Zigmunt Bauman, de Jurgen Habermas e de Antohny Giddens, para apenas citar alguns autores contemporâneos, Gilles Lipovetsky surge como um dos pensadores europeus que mais tem influenciado a análise social nos finais do século XX e início do século XXI.

O pensamento de Gilles Lipovetsky conjuga uma particularidade muito rara entre os autores que mais se têm debruçado sobre este conjunto de problemas na esfera pública. Sendo de formação filosófica, e partindo da filosofia como a matriz principal dos conceitos e das reflexões que propõe, não raramente busca o auxílio da sociologia, e mesmo da psicologia (social), para analisar o fim do evolucionismo utópico que caraterizava as propostas de leitura da modernidade pelos autores considerados clássicos, como K. Marx, E. Durkheim e M. Weber.

» Cerimónia de atribuição de Doutoramento Honoris Causa
última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.