Presidente Executivo da Galp Energia desde o ano 2006, altura em que assume igualmente a vice-presidência do Conselho de Administração e a presidência do Conselho de Administração das principais filiais daquela empresa – a Galp Energia, a Petrogal, a Gás de Portugal e a Galp Power - Ferreira De Oliveira é indissociável da palavra energia.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade do Porto, Ferreira De Oilveira, nascido em 1948, tem o grau de Master of Science e é doutorado na área da Energia pela Universidade de Manchester. O CEO da Galp Energia tem também formação em gestão no IMD (Lausanne, Suíça), bem como em Harvard e na Wharton Business School (EUA). Em 1981 completou o curso profissional de “Oil & Gas Facilities” da Exxon Company, em Houston.

Enquanto Presidente Executivo da Galp Energia, Ferreira De Oliveira tem sido um impulsionador de relevo na consolidação da empresa e na sua parceria com a Petrobras e um promotor no espaço lusófono de estreitas relações de cooperação científica e técnica com as universidades portuguesas e brasileiras, seja no desenvolvimento de conhecimento avançado, seja na formação qualificada de recursos humanos.

A gestão de Ferreira De Oliveira no setor energético tem sido caracterizada pela aposta na tecnologia e no mercado. Deste esforço resultou, em grande parte, a dimensão atual do envolvimento da Galp Energia na atividade de Exploração e Produção, a modernização processual das Refinarias de Matosinhos e Sines e a atual escala ibérica das operações comerciais e logísticas da Galp Energia nas áreas do Gás Natural e da Distribuição dos Produtos Petrolíferos. 

Ferreira De Oliveira tem dedicado nos últimos anos especial atenção à promoção do uso eficiente de Energia (Galp Soluções de Energia), ao desenvolvimento de um projeto integrado de biocombustíveis e à estruturação e consolidação da Academia Galp Energia como centro de formação avançada e de avaliação dos seus quadros superiores.

Professor catedrático convidado do Departamento de Economia e Gestão Industrial da Universidade de Aveiro – desde 2007/2008 – Ferreira De Oliveira, que já presidiu ao Conselho de Administração e da Comissão Executiva da Petróleos de Portugal e ao Conselho de Administração e da Comissão Executiva da UNICER, é presidente do Conselho Científico e Tecnológico do Instituto de Petróleo e Gás e membro do Conselho Geral do Fórum de Administradores de Empresas.

» Cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa
última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.