É um dos nomes maiores da Petrobras, a empresa brasileira que é uma das potências mundiais no setor energético. Diretor de Exploração e Produção da Petrobras, a maior unidade de negócios daquela empresa, e membro da diretoria Executiva da Petrobras, José Formigli é responsável pelas atividades de exploração e produção no Brasil, com uma produção média de 2 milhões de barris de óleo por dia e 63 milhões de m3/dia de gás, gerindo um orçamento anual de investimentos de aproximadamente 25 mil milhões de dólares. Números que levarão a empresa brasileira ao incremento da produção de óleo para 4,2 milhões de barris por dia até 2020.

Nascido em 1960, graduado em Engenharia Civil na área da Fortificação e Construção pelo  Instituto Militar de Engenharia, pós-graduado em Análise Matricial de Estruturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, José Formigli tem um MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Registado em Engenharia Submarina na Society for Underwater Technology e membro da Society of Petroleum Engineers, José Formigli é autor de diversos artigos sobre Engenharia de Petróleo apresentados em congressos brasileiros e internacionais, bem como na imprensa especializada.

José Formigli, depois de um estágio na área da Engenharia Civil nas empresas Noronha Engenharia e Promon, efetuado logo após ter concluído a licenciatura, entrou para a brasileira Petrobras, em 1983, como Engenheiro do Petróleo. Desde então trilhou incansavelmente um percurso na área da exploração e produção petrolífera.

Com uma experiência de três décadas na empresa brasileira, José Formigli já ocupou diversas posições de gerência, todas relacionadas com a área de Exploração e Produção. Supervisor offshore de atividades de completação e avaliação de poços na Bacia de Campos, Gerente de Engenharia Submarina da Bacia de Campos, Gerente do Ativo de Produção dos Campos de Marlim, Gerente-Executivo do Exploração & Produção-Serviços e Gerente-Executivo do Exploração & Produção-Engenharia de Produção foram apenas alguns dos cargos que desempenhou na Petrobras.

Antes de assumir uma das cadeiras maiores da empresa brasileira, José Formigli foi ainda Gerente-Executivo do Exploração & Produção- Pré Sal, especificamente dedicada à avaliação e à coordenação do desenvolvimento da produção das descobertas do Pólo Pré Sal da Bacia de Santos que se revelaram numa das maiores da indústria de óleo e gás nas últimas décadas.

» Cerimónia de atribuição de Doutoramento Honoris Causa
última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.