1930-2005

Arquiteto, designer, pedagogo, empresário. Daciano Henrique Monteiro da Costa nasceu a 3 de setembro de 1930 em Lisboa.

Estudou pintura na Escola de Belas Artes de Lisboa que terminou em 1961 com a classificação final de 19 valores, conforme costumava dizer "Pintor de Arte (de formação), Designer (de Profissão)".

Daciano Henrique Monteiro da Costa iniciou a sua atividade em 1947, tendo estabelecido um ateliê próprio em 1959. Em 1974 fundou a empresa Risco - Projetistas e Consultores de Design, SARL. Ao longo da sua vida acumulou vários cargos e assumiu diversas funções. Foi sócio Correspondente da Academia Nacional de Belas-Artes; sócio Fundador da Associação Portuguesa de Designers, membro do Conselho Consultivo do Centro Português de Design; Professor Catedrático Convidado Jubilado da Faculdade de Arquitetura da então Escola de Belas – Artes de Lisboa. Em 1992 é o mentor e primeiro diretor do Curso de Licenciatura em Arquitetura de Design onde lecionou até se jubilar em 2003.

Dos seus principais trabalhos de interiores destacam-se o Coliseu dos Recreios, a Casa da Músicaa Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (1961), a Biblioteca Nacional (1968), a Fundação Calouste Gulbenkian foi um dos principais projetos de interiores (1969) e o Centro Cultural de Belém (1990-92).

A vida e o percurso profissional do Professor Daciano da Costa são considerados uma verdadeira referência de toda uma geração de designers.

Faleceu a 18 de Setembro de 2005 em Lisboa. 

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.