1933-2006

Fernando Gil licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, iniciando a sua atividade de docente na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Em 1988 tornou-se Professor Catedrático de Filosofia do Conhecimento, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Mais tarde foi nomeado Diretor de estudos da Ecole dês Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris.

No conjunto das atividades que desempenhou, com reconhecido mérito científico, contam-se, para além do ensino, a coordenação de vários projetos de investigação em prestigiadas Universidades e Centros de Estudos nacionais e internacionais e a organização e coordenação de colóquios e conferências. Foi membro fundador e presidente do Gabinete de Filosofia do Conhecimento de Lisboa.

Foi ainda Conselheiro especial do Presidente da República, Dr. Mário Soares, durante os seus dois mandatos, assim como foi Conselheiro do Ministro da Ciência e Tecnologia.

O seu trabalho traduziu-se numa reflexão atenta ao pensamento filosófico e científico contemporâneo.

Em 1998, o Departamento de Comunicação e Arte, propôs o nome do Professor Fernando Gil para ser homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, pelas suas preocupações no domínio da estética, representando, no fundo, o esforço teórico sem o qual não é possível nem compreender o mundo em que se vive nem o mundo que os próprios homens constroem.

Fernando Gil recebeu o grau de Doutor Honoris Causa na cerimónia comemorativa dos 25 anos da Universidade de Aveiro, em dezembro de 1998.

Faleceu em 2006.

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.