João Augusto Sousa Lopes licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ( FCUL ). Obteve posteriormente o grau de Doctor of Philosophy pela Universidade de Oxford, equiparado ao grau de Doutor em Física pelas Universidades portuguesas, em 1971.

Tendo dedicado toda a sua vida académica à lecionação e à investigação, o Professor João Augusto Lopes trabalhou na estação Agronómica Nacional, antes de ser admitido no Laboratório de Física e Engenharia Nucleares.

Em Oxford, trabalhou no Nuclear Physics Department da Universidade, tendo desenvolvido trabalho experimental com aceleradores de partículas.

Foi também orientador de teses de doutoramento nos domínios da Física atómica e da Eletrónica e colaborou com a Agência Internacional de Energia Atómica.

Publicou mais de três dezenas de trabalhos em revistas de renome internacional.

É um investigador de reconhecido mérito, tendo sido um importante colaborador com o Departamento de Eletrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, que ajudou a desenvolver. Por esta razão, o seu nome foi proposto aos órgãos competentes da Universidade, por aquele Departamento, para ser agraciado com o título de Doutor Honoris Causa.

A cerimónia realizou-se em 1999, integrada nas Comemorações do 26º Aniversário da Universidade.

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.