Gro Harlem Brundtland efetuou os seus estudos superiores na Escola Médica da Universidade de Oslo e na Universidade de Harvard onde, em 1965 obteve o grau de Mestre em Saúde Pública.

Foi consultora do Ministério da Saúde e Assuntos Sociais e trabalhou no Departamento de Saúde da cidade de Oslo, desempenhando o cargo de Diretora - Adjunta da Escola de Serviços de Saúde de Oslo.

Em 1974 foi nomeada Ministra do Ambiente, cargo que desempenhou até 1979.

Em 1983 foi indigitada pelo Secretário Geral das Nações Unidas, Perez de Cuellar, para presidir à Comissão Mundial das Nações Unidas para o Ambiente e Desenvolvimento.

Foi pioneira na promoção da igualdade de direitos e do papel da mulher no processo político norueguês, tendo chegado a Primeira- Ministra da Noruega.

Recebeu inúmeros prémios, destacando-se o Prémio Indira Ghandhi para a Paz, Desarmamento e Desenvolvimento, em 1988.

Em 1992, o Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro propôs a distinção de tão eminente personalidade da área do Ambiente a nível mundial, para o título de Doutor Honoris Causa, que recebeu em dezembro desse ano, pelo então Reitor, Professor Doutor Renato Araújo.

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.