1929-2014

Professor e político português, José Veiga Simão nasceu a 13 de fevereiro de 1929, na Guarda. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra e em 1957 obteve o Doutoramento em Física Nuclear (PhD) pela Universidade de Cambridge. Adquiriu o grau de Professor Catedrático, em 1961. Dois anos depois foi nomeado reitor da Universidade de Lourenço de Marques, em Moçambique, cargo que desempenhou até 1970. Na década de 70, durante o governo de Marcello Caetano, defendeu "a democratização do ensino" ao assumir a pasta do Ministério da Educação Nacional. É nesta condição que em 1973 cria a Universidade de Aveiro.

Foi embaixador de Portugal nas Nações Unidas, entre 1974 e 1975.

Durante a sua passagem pelos Estados Unidos, foi "Visiting Fellow" da Universidade de Yale, orientou colóquios sobre Sistemas de Educação no Mundo e foi consultor do "National Assessment and Dissemination Center", desempenhando ainda as funções de diretor da "Portuguese Heritage Foundation" (USA).

Aceitou o cargo de Ministro da Indústria e Energia em 1983.

Em novembro de 1997 o primeiro-ministro António Guterres nomeou-o responsável pelo Ministério da Defesa.

Veiga Simão recebeu várias distinções, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, em 1988.


última atualização a 17-03-2017
 entrevista

jornal Online

video (excerto da entrevista para a revista Linhas Nº20)

parte 1 

parte 2

parte 3

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.