Jorge Fernando Branco de Sampaio nasceu a 18 de setembro de 1939 em Lisboa. 

Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1961, tendo desenvolvido uma carreira de advocacia durante largos anos. A sua intervenção cívica e política emergiu no movimento académico dos anos 1960. Foi Presidente da Associação Académica da Faculdade de Direito em 1960-61 e Secretário-Geral da Reunião Inter Associações Académicas em 1961-62. Manteve uma intensa intervenção cívica participando ativamente nos movimentos políticos que precederam abril de 1974.

Após abril de 1974 exerceu variados cargos públicos, nomeadamente o de Secretário de Estado da Cooperação Externa, deputado à Assembleia da República, membro do Conselho de Estado, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da República. Entre 1979 e 1984, enquanto membro da Comissão Europeia dos Direitos do Homem no Conselho da Europa, desenvolveu um importante trabalho na defesa dos Direitos Fundamentais da pessoa humana.

Esteve presente na UA em ocasiões diversas e acompanhou com manifesto interesse o desenvolvimento da instituição, sendo de referir, a título de exemplo, o seu apoio a iniciativas sobre ciência e inovação, desenvolvimento local, cultura e cidadania. A sua presença na cerimónia comemorativa dos 25 anos da UA foi um momento significativo de reconhecimento público dos contributos da Universidade para o País.

A promoção da língua portuguesa e o estreitamento das relações entre os PALOP e o Brasil foram linhas de força da sua ação enquanto Presidente da República. Acompanhou atentamente o processo de transição de Macau e teve importância reconhecida no processo de independência de Timor-Leste.

Atualmente integra o Conselho de Estado e exerce altos cargos internacionais, nomeadamente de Enviado Especial para a luta contra a Tuberculose, designado pela ONU. Em  abril de 2007 foi nomeado Alto Representante das Nações Unidas para o Diálogo das Civilizações.

» Cerimónia de atribuição de Doutoramento Honoris Causa

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.