1918-2008

Em 1962, concretamente no dia 16 de setembro, o Papa João XXIII, nomeou para Bispo de Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade. Na bula de nomeação, o Santo Padre considerou o novo bispo aveirense como “sacerdote de verdadeira e sólida piedade e de invulgar talento e experiência”.A ordenação episcopal ocorreu a 16 de dezembro do mesmo ano, tendo resignado em 20 de janeiro de 1988.

Com o título de Bispo Emérito de Aveiro, foi residir para o Seminário de Coimbra, onde havia sido aluno, professor e reitor. Ali continuou, mantendo-se, como sempre o fez, ao serviço do Povo de Deus, colaborando em tudo o que lhe foi possível fazer. No entanto, é justo sublinhar o dom de escrever e de publicar livros, sobre temas variados, que nos levam a reviver acontecimentos e pessoas que o marcaram durante a sua permanência entre nós, e não só.

D. Manuel, apesar da sua avançada idade, não parou de trabalhar, ensinando a todos que, em todas as idades, não nos podemos nem nos devemos acomodar, alinhando com os que nada fazem.

Em 1988 foi nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro no âmbito das comemorações do 15º Aniversário da Universidade.

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.