Nuno Rodrigo Martins Portas nasceu no Vila Viçosa em 1934. Concluiu em 1958 o curso de Arquitetura, tendo frequentado as Escolas de Belas Artes de Lisboa e Porto.

Iniciou um percurso académico que o levou a lecionar em várias universidades estrangeiras. Em 1983, torna-se Professor Catedrático na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, onde cria e dirige o respetivo Centro de Estudos, lançando também o Curso de Mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano.

A obra que construiu é marcada pela reflexão inquieta, procurando sempre abrir frentes pioneiras do pensamento e da prática, do cidadão e do seu quotidiano. O reconhecimento público do mérito do Arquiteto Nuno Portas fica totalmente ilustrado pelo vasto número de convites para funções de prestígio junto de instituições estrangeiras ou internacionais, como é o caso da OCDE, ONU e da Comissão da União Europeia.

As suas experiências governativas foram marcadas por iniciativas inovadoras no domínio de intervenção urbana caracterizadas por uma atitude deliberada de suscitar dinâmicas de emancipação dos cidadãos, conferindo-lhes poder e protagonismo.

Ao Professor Nuno Portas deve-se a coordenação arquitetónica do Plano de Expansão do Campus da Universidade de Aveiro. Nele, o Arquiteto Nuno Portas traduziu a mediação entre um mundo confinado à Universidade e a prática incentivadora do quotidiano.

Sob proposta do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, aos órgãos competentes da Universidade, o Arquiteto Nuno Portas recebeu o título de Doutor Honoris Causa na cerimónia comemorativa do 25º Aniversário da Universidade de Aveiro, em dezembro de 1998.

última atualização a 17-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.