p6 - pensar engenharia

Vem conhecer a versatilidade da ação da engenharia mecânica nos tempos modernos, em áreas como a robótica, a conceção e fabrico assistidos por computador, a nanotecnologia, a tecnologia de transportes, a mecânicas dos fluídos, os materiais avançados, a programação científica ou a mecânica estrutural.

7 de julho
Boas-vindas!
9h30 > 12h30 / conversa e visita guiada
Conhece as atividades que preparamos para ti. Descobre as áreas de intervenção do engenheiro mecânico enquanto profissional e o departamento onde vais passar esta semana.

Aceitas uma D.I.C.A.?
14h30 > 16h00 / conversa e saída de campo
O projeto D.I.C.A. visa o estudo, caraterização e identificação dos potenciais de uma matéria-prima. Nesta atividade vamos passar por todas as etapas de planificação de um projeto na área de engenharia mecânica no âmbito do D.I.C.A.: diagnóstico do mercado atual; definição dos objetivos a concretizar; opções estratégicas a serem seguidas; plano operacional para divulgação e promoção da matéria-prima; planos de ação com vista a reforçar as potencialidades da matéria-prima em estudo.

Protótipo de amanhã
16h00 > 17h30 / laboratorial
As tecnologias de prototipagem rápida são o foco principal desta atividade. Atualmente, a transferência de um modelo virtual para um objeto real (físico) começa a ser acessível ao consumidor comum. A impressão 3-D está a mudar o paradigma da produção em massa, aproximando-o do consumidor individual e transportando-nos dessa forma para uma sociedade mais virada para o lazer. Num futuro próximo, será mesmo possível fazer download de um produto e “imprimir” diretamente partir do computador no conforto de casa. Cada vez mais, será possível abraçar a expressão criativa como o caminho para o futuro.

8 de julho
Engenharia automóvel
9h30 > 11h00 / conversa
A tecnologia automóvel e os aspetos construtivos do automóvel. Vais perceber a interligação da tecnologia automóvel com os diversos campos da engenharia, nomeadamente com a engenharia de materiais, simulação numérica, design e eletrónica.

Tecnologias de transportes
11h00 > 12h30 / laboratorial
Vamos estudar alternativas para minimizar o problema do consumo de energia e poluição atmosférica no setor dos transportes.

Vamos brincar com as propriedades dos fluidos!
14h30 > 16h00 / laboratorial
Nesta atividade brincamos com diferentes fluidos do nosso dia a dia, desde a água ao famoso óleo fula e vamos tentar perceber porque têm propriedades diferentes…. Porque tem a água uma densidade diferente do óleo, porque fica o óleo diferente quando se aquece… Ou até mesmo porque parece o azeite solidificar nos dias frios de inverno! Tudo isto, recorrendo a aparelhos de medida no nosso laboratório de termofluidos! Medimos ainda as densidades e viscosidades de diferentes fluidos e analisamos como as mesmas variam com a temperatura!

Nanotecnologia
16h00 > 17h30 / laboratorial
O que é e para que serve a nanotecnologia? Descobre os equipamentos e ferramentas envolvidos na manipulação de material com tamanho nanométrico.

9 de julho
Boas-vindas à ESAN
9h30 > 10h00 / conversa
Conhece a escola superior aveiro norte e o curso tecnologia e design de produto.

Exposição dos projetos desenvolvidos
10h00 > 10h45 / exposição interativa
Convidamos-te a interagir com os objetos expostos de forma a compreenderes a importância do design do produto e o processo de desenvolvimento de um produto, desde a conceção até ao produto final.

Do real ao virtual / digitalização 3D
10h45 > 11h30 / laboratorial
Uma viagem pela tecnologia 3D onde o real se desmaterializa e se torna imagem digital. Conhece as vantagens da digitalização tridimensional.

Construção/produção industrial de um tubo de plástico
11h30 > 12h30 / laboratorial
Nesta atividade vais meter “mãos à obra” e participar de forma ativa no processo de extrusão de um perfil em polipropileno.

Desenvolver e construir
14h00 > 16h00 / atelier criativo
Convidamos-te a reinventar e a construir um objeto do quotidiano.

10 e 11 de julho
Robótica
9h30 > 12h30 / laboratorial
Descobre como a robótica a nível industrial pode funcionar para melhorar o processo produtivo e a competitividade das empresas. Terás oportunidade de apreender conceitos básicos de programação de um robô industrial, e assistir a demonstração em robótica móvel e utilização de sistemas laser para perceção tri-dimensional.

Ainda não tens programa para hoje?
9h30 > 12h30 / laboratorial
Todos temos uma linguagem para comunicar entre nós, também os computadores precisam de palavras e frases próprias para trocar informação. A linguagem por eles usada é mais próxima da nossa do que inicialmente pensamos. Com esta sessão, vais falar com um computador e conseguir que ele responda às tuas instruções. Vais conhecer o fascinante mundo da programação! Vais ainda poder usar programas de engenharia para, por exemplo, testar componentes mecânicos sem sequer sair do computador.

10 de julho
Uma viagem ao mundo das espumas
14h30 > 17h30 / conversa
Vem conhecer o mundo espetacular das espumas desde a espuma de cerveja até às espumas leves de polímero, de metal, de vidro e de cerâmica. Como se obtém? Quais as suas propriedades e onde já estão a ser usadas?
Nesta viagem fantástica terás a oportunidade de tê-las nas tuas mãos e veres fantásticos filmes.

11 de julho
Esparguete à estrutuguesa
14h30 > 15h30 / laboratorial
Nesta atividade vais construir … estruturas em esparguete! Neste projeto da área da mecânica das estruturas, vais poder dar largas à tua imaginação para criar e colocar em prática diferentes soluções estruturais, num intervalo de tempo limitado. No final testamos as estruturas construídas e escolhemos a mais resistente, eficiente e criativa.

última atualização a 14-04-2014
p6 anos vagas
10º, 11º e 12º 16
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.