emprendedorismo e inovação na ua

A Universidade de Aveiro é uma universidade inovadora, pioneira no fomento do empreendedorismo e da transferência de conhecimento e conversão do mesmo em valor económico. As suas de unidades de interface estão ao dispor dos membros da Rede Alumni UA através do aconselhamento e da prestação de serviços especializados na frente do empreendedorismo e inovação. Merecem, neste contexto, especial destaque, o Gabinete Universidade-Empresa (GUE), a Unidade de Transferência de Tecnologia (UATEC) e a Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro (IEUA).

O GUE tem como principal missão, em articulação com os Departamentos e Escolas, unidades de investigação e de interface, promover, de forma estruturada, o Portefólio de Competências e Serviços da UA, junto do tecido empresarial e entidades públicas e privadas. A UATEC tem como missão apoiar a Universidade no seu objetivo de ser um centro de excelência nacional de criação, divulgação e transferência de conhecimento, através da proteção e gestão de direitos de propriedade intelectual, da promoção e valorização comercial dos produtos e tecnologias resultantes da atividade de ID&T desenvolvida na UA, do apoio à promoção da inovação empresarial e do fomento do empreendedorismo. A IEUA promove e apoia projetos empresariais inovadores e de base tecnológica, disponibilizando espaços individuais e partilhados, um conjunto de serviços e uma rede de parceiros e profissionais especializados, orientados para a criação de valor e para o sucesso das empresas incubadas.

A Universidade de Aveiro é igualmente a principal acionista e promotora do futuro parque de ciência e inovação, o Creative Science Park – Aveiro Region (CSP-AR). O CSP-AR, projeto a instalar num espaço com cerca de 35ha contíguo à Universidade de Aveiro, localizado nos Municípios de Ílhavo e Aveiro, será um promotor estratégico e operacional de projetos de inovação e empreendedorismo sobretudo nas áreas de TICE (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), Economia do Mar, Energia, Materiais e Agroindustrial, disponibilizando, a partir do final de 2013, espaços qualificados para projetos inovadores, empresas e spin-offs, laboratórios de uso comum e serviços especializados de apoio, nomeadamente, para a inserção em redes e programas internacionais de inovação.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.