Centro de Recursos para a Inclusão (CRI)

O Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) tem como missão a promoção da inclusão das crianças e jovens com deficiência e incapacidade inscritas em estabelecimento de ensino, através da facilitação do acesso ao ensino, à formação, ao lazer, à participação social e à vida autónoma, promovendo o máximo potencial de cada indivíduo, em parceria com as estruturas da Comunidade.


Print


Constituem objectivos do CRI: 

  • A deteção precoce de casos de necessidades educativas especiais, de carácter permanente, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, com limitações significativas ao nível da atividade e participação num ou mais domínios de vida; 
  • A distinção entre alunos com necessidades educativas especiais, de carácter permanente, de alunos com dificuldades de aprendizagem, isto é, colaborar na triagem de casos de alta-intensidade e baixa frequência, dos de alta frequência e baixa intensidade, permitindo a resposta educativa mais adequada a cada situação;
  • A participação nas equipas multidisciplinares, afetas aos estabelecimentos de ensino regulares, numa lógica de intervenção ecológica;
  • A promoção da inclusão escolar e social das crianças e jovens com necessidades educativas especiais, de carácter permanente, através do encaminhamento para terapias ou respostas educativas adequadas a cada indivíduo; 
  • A provisão de apoios técnicos especializados, que permitam a potenciação de competências pessoais e sociais, dos alunos com deficiências e incapacidades, necessárias para a inclusão social; 
  •  A elaboração e implementação de planos individuais de transição, de forma a promover um projeto de vida, com vista a uma futura inclusão na sociedade ativa; 
  • A colaboração com os serviços de ensino formais, no desenho e implementação de recursos educativos adaptados, de forma a reduzir barreiras ao indivíduo com deficiência e incapacidade; 
  • A (in)formação de equipas docentes e de famílias de alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente, sobre estratégias de intervenção e na identificação de redes de apoio na comunidade; 
  • A colaboração com o corpo docente, no desenvolvimento de ações de sensibilização sobre necessidades educativas especiais;
  • A diminuição do absentismo e abandono escolar precoce;
  • A promoção do sucesso educativo, autonomia e capacidade de decisão, do aluno com deficiências e incapacidades; 
  • A promoção do envolvimento familiar nas questões educativas;
  • A sensibilização da Comunidade empresarial para a integração de trabalhadores com deficiências e incapacidades; 


População-alvo

O Centro de Recursos para a Inclusão presta apoio a alunos abrangidos pelo Decreto-lei 3/2008, ou referenciados para integração no mesmo, inscritos em estruturas de ensino regular. São apoiados alunos com idades compreendidas entre os seis e os dezoito anos, de acordo com a proposta do Agrupamento de Origem e avaliação técnica.

O apoio financeiro para assegurar o cumprimento das ações definidas no Plano de Acção do CRI é garantido através da aprovação do plano financeiro pela DGEst, de acordo com avaliação da lista de necessidades dos Agrupamentos parceiros. 

Os apoios técnicos serão efetuados em espaços a definir, nas Escolas ou instalações do CASCI após avaliação da disponibilidade dos recursos das entidades parceiras.
Os locais devem oferecer condições de confidencialidade e privacidade, adequadas ao tipo de apoio prestado. O Centro de Recursos para a Inclusão dispõe dos seguintes serviços técnicos: Psicologia; Terapia da Fala; Fisioterapia; Técnico Superior de Educação Especial e Reabilitação;


Horário de atendimento
Serviços Administrativos: 9:00-12:30 / 14:00-17:30

Contactos 
Centro de Recursos para a Inclusão
Telf:
234326015
Fax: 234326067

Email: geral@casci.pt
Morada: Rua do João de Deus, 44 || 3830-201 Ílhavo 

última atualização a 20-03-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.