história

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O LCD – Laboratório de Contéudos Digitais – foi criado em 1999, motivado pelos desafios crescentes na área de investigação da Tecnologia Educativa, nomeadamente pelo desejo de conceber, experimentar e avaliar materiais de ensino aprendizagem de base digital.

No âmbito deste laboratório foi criada a aplicação informática BARTHES – Base de Análise Relacional Temática: Hermenêutica, Estilística e Simbologia – (Moreira et al., 2000), que veio a dar lugar à aplicação DIDAKTOS® – Didactic Instructional Design for the Acquisition of Knowledge and Transfer to Other Situations – (Moreira et al., 2001) e, posteriormente, à sua versão distribuída, o DidaktosOnLine® (Moreira et al., 2005), para a construção colaborativa de conteúdos didáticos, já no âmbito do programa Cidades Digitais.

Os seus objetivos primordiais são de investigação e neste sentido congrega espaço para o trabalho, em permanência, de bolseiros de investigação, que encontram aqui as condições essenciais para o desenvolvimento dos seus trabalhos individuais. Além disso este espaço promove a partilha e um importante espírito de equipa e pertença imprescindíveis para um trabalho colaborativo e profícuo do ponto de vista do desenvolvimento de outros projectos e atividades em estreita ligação com a sociedade civil em particular com professores e alunos.

Este espaço apoia também a formação inicial, pós-graduada e contínua e a produção de apresentações, em suporte digital e em suporte papel, de comunicações/pósters a ser apresentados em reuniões científicas. O papel prestado pelo LCD tem consistido no apoio e produção deste tipo de produtos – nomeadamente para eventos como a Semana da Prática Pedagógica (atividade transversal aos vários cursos de formação de professores, normalmente organizada no final da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e em estreita articulação com esta e ainda com os Seminários de Investigação). Ainda neste âmbito destacamos o apoio dado às atividades na Semana da Ciência e da Tecnologia.

O financiamento desta unidade de investigação é da responsabilidade da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Centro Integrado de Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF).

última atualização a 18-12-2015
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