projetos concluídos

Projetos de Investigação

AGIRE - Apoio à Gestão Integrada da Rede Escolar, com ref. T377783477-00030493 e apoio financeiro do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) (2014)

Projecto Windsor (Universidade de Aveiro), Acções Integradas Luso-Britânicas 2010, Procº B-28/10, em colaboração com o Bradford College University Centre, Inglaterra (2010)

WebQDA - Software de Apoio à Análise Qualitativa - Projecto financiado pelo CIDTFF - Centro do Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores em parceria com Esfera Crítica

Projeto TRACER - O uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Público Português, com ref. PTDC/CPE-CED/113368/2009 e apoio financeiro da FCT (2009)

DidaktosOnLine, sub-projecto do RAdIcal, Projecto Aveiro Digital – Cidades Digitais, de Janeiro de 2003 a Dezembro de 2006. Financiamento Portugal Digital/POSI) (2003)

Projectos Individuais - Ciência2007 e Ciência 2008

"Evaluation of Higher Education teaching in a blended-learning context - the importance of quality didactic materials", de Lúcia Maria Teixeira Pombo

"Science Education Research with and through ICT: Digital resources and strategies design to promote active learning", de Franscislê Neri de Souza

Projetos de Pós-doutoramento

“Estudo das perguntas dos alunos num ambiente distribuído de aprendizagem colaborativa”,  de Francislê Neri de Souza


Teses de Doutoramento

CARLOS, V. (2015). Tecnologias de Informação Geográfica e promoção do Pensamento Espacial Crítico: Estratégias transdisciplinares em Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 3º CEB. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro (Sob a orientação de António Moreira e com co-orientação de Norberto Santos)

POMBO, L. (2014). Avaliação em contextos de Blended Learning no Ensino Superior. Tese de Doutoramento em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro


RODRIGUES, S. (2014). Metacognição em práticas colaborativas numa comuidade de B-Learning. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro

CASANOVA, D. (2014). 
Aprendizagem potenciada pela tecnologia no ensino superior : construção de um referencial de qualidade
. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro
[+] info

TRÉZ, T. (2014). Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Ensino Básico. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro

COSTA, P. (2014). Análise de Custos e Benefícios das Metodologias de Desenvolvimento de Software com fins educativos Centradas no Utilizador. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro

GUERRA, C. (2012). 
Formação de Professores de Ciências para o uso de tecnologias.
 Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro

NOGUEIRA, F. B. (2012). Formação cívica e formação de professores: limites e potencialidades. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro

LUCAS, M. (2012). 
Contributo das ferramentas da web social para a construção de conhecimento
. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro
[+] info

RIBEIRO, J. (2012). As TIC na Educação de Alunos com Necessidades Educativas Especiais: proposta de um Programa de Formação para o Ensino Básico. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro 

BALULA, A. (2010). Proposta de um Modelo de Avaliação das Actividades de Ensino Online. Tese de Doutoramento em Multimédia em Educação, não publicada. Universidade de Aveiro

PINHO, A. (2008). “Apropriação do Processo de Escrita do Texto Argumentativo por Alunos do Ensino Superior em ambiente e-Learning Um Estudo de Caso com Alunos do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro”, Tese de Doutoramento em Didáctica (não publicada). Aveiro: Universidade de Aveiro. (Sob a orientação de Luísa Álvares Pereira e com co-orientação de António Moreira)

NUNES, A. (2006). “Supervisão Clínica e Desenvolvimento Profissional dos Professores: a (re)construção do conhecimento pedagógico geral e do conhecimento pedagógico de conteúdo”, Tese de Doutoramento em Didáctica (não publicada). Aveiro: Universidade de Aveiro. (Sob a orientação de António Moreira)
LOPES, S. (2006). “O impacto de um projecto de leitura extensiva na aquisição da distinção Simple Past-Present Perfect a nível do 8º ano de escolaridade.” Tese de Doutoramento em Didáctica (não publicada). Aveiro: Universidade de Aveiro. (Sob a orientação de António Moreira e com co-orientação de Maria José Sá-Correia, Escola Superior de Educação de Viseu)


PEDRO, L. (2005). “Atitudes perante a eficácia percebida da gestão e organização de informação: pertinência da interacção homem-computador em sistemas hipertexto de Flexibilidade Cognitiva – um estudo de caso com (futuros) professores de línguas, na planificação de um conteúdo didáctico específico”. Tese de Doutoramento em Didáctica (não publicada). Aveiro: Universidade de Aveiro. (Sob a orientação de António Moreira)

BARROS, M. J. (2004). “The Use of Multimedia Annotations in ESP”, Tese de Doutoramento em Didáctica (não publicada). Aveiro: Universidade de Aveiro. (Sob a orientação de António Moreira e com co-orientação com co-orientação de Susan Jean Howcroft, da Universidade de Aveiro)


MOREIRA, A., (1997). “Desenvolvimento da flexibilidade cognitiva dos alunos-futuros-professores: uma experiência em Didáctica do Inglês”. Tese de Doutoramento em Didáctica (não publicada). Aveiro: Universidade de Aveiro. (Sob a orientação de Isabel Alarcão e com co-orientação de Rand Spiro)


Outros projectos

SEM BARREIRAS - Portal de apoio às necessidades educativas especiais gerido e dinamizado por Jaime Ribeiro
[+] info 


última atualização a 06-01-2016
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.