comunicações internacionais

 

2017

Capelo, A. & Cabrita, I. (2017). Challenges in higher education: involving students in the dynamics of the production of scientific knowledge. International Conference on education and new developments. presented 24/06/2017.

Kamuele, L. & Neto, T. (2017). Análise da dimensão normativa de um programa de formação inicial de professores de matemática no Namibe – Angola. Segundo Congreso Internacional Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico. presented 25/03/2017. Retrieved from http://civeos.com/index.php/comunicaciones2/99-analise-da-dimensao-normativa-de-um-programa-de-formacao-inicial-de-professores-de-matematica-no-namibe-angola

Neto, T. (2017). A formação de professores a partir de componentes do EOS: Uma experiência de formação contínua em São Tomé e Príncipe. Actas del Segundo Congreso Internacional Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico. Editores: J. M. Contreras, P. Arteaga, G. R. Cañadas, M. M. Gea, B. Giacomone y M. M. López-Martín (Eds.) (2017). presented 23 al 26 de març. Retrieved from http://enfoqueontosemiotico.ugr.es/civeos.html

Suharman, L. & Neto, T. (2017). O impacto do programa de formação no desenvolvimento do conhecimento didático - matemático dos futuros professores de matemática em Timor - Leste. Segundo Congreso Internacional Virtual sobre el Enfoque Ontosemiótico. presented 24/03/2017. Retrieved from http://civeos.com/index.php/comunicaciones2/119-o-impacto-do-programa-de-formacao-no-desenvolvimento-do-conhecimento-didatico-matematico-dos-futuros-professores-de-matematica-em-timor-leste

 

2016

Amaral, E. & Cabrita, I. (2016). Matemática e Educação Visual: Uma parceria favorável à apropriação das isometrias. CIAIQ2016/ISQR2016 - Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa/1st International Symposium on Qualitative Research. presented 14/07/2016.

Cabrita, I. (2016). Ensino secundário geral em Timor-Leste: conquistas e desafios. Intervenção no grupo de trabalho Reforma da Educação Secundária em Timor-Leste: políticas pós independência e os objetivos do milénio. Conferência A Educação Comparada para além dos números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. presented 26/01/2016.

Capelo, A. & Cabrita, I. (2016). Intenções e desafios do novo currículo do Ensino Secundário Geral na promoção de inter-relações CTS: Um estudo desenvolvido no âmbito do Projeto Timor. Conferência V Seminário Ibero-Americano CTS (V SIACTS). presented 5/7/2016. Retrieved from http://seminariocts2016.web.ua.pt/wp-content/uploads/2015/03/ver-aqui-Programa_29junho2.pdf

Capelo, A. & Cabrita, I. (2016). O currículo do pré-secundário em Timor-Leste e sua articulação com o do secundário geral: Componente de Ciências e Tecnologias. A Educação Comparada para além dos números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais. presented 26/'1/2016.

Godino, J. D., Neto, T. & Wilhelmi, M. R. (2016). Analysis of Algebraic Reasoning and its different levels in Primary and Secondary Education. 13th International Congress on Mathematical Education Hamburg, 24-31 July 2016. presented 29/julho/2016.

Santos, R., Carlos, V. & Neto, T. (2016). Math Teaching and the integration of ICT. A case of study with primary teachers. International Symposium Meaning and Measures on Scientific Culture. presented 30/09/2016. Retrieved from https://www.uniovi.es/documents/31582/23537258/Meaning+and+Measures+on+Scientific+Culture.pdf/7d0fc7e1-4cf8-443f-a4ec-5b0d122319b7

Neto, T., Serra, L. & Bessa, J. (2016). Processo de reestruturação do currículo de matemática do Ensino Secundário em Timor-Leste: o papel dos professores timorenses. 1ª Conferência Internacional SPCE-SEC."A Educação Comparada para além dos números contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais". presented 25/janeiro/2016.

 

2015

Neto, T. & Lopes, N. (2015). Resolução de problemas com recurso so GeoGebra: Uma experiência no Lubango - Angola. Seminario: "Enseñar matemáticas con GeoGebra: retos, roles, resultados", organizado pela Federação Espanhola de Sociedades de professores de Matemáticas e pelo Instituto GeoGebra de Cantabria. presented 13/dezembro/2015.

 

2011

      Barbas, M., Cabrita, I. & Loureiro, A. (2011). Online Scientific Volunteering: the technological immersion for the co-construction of knowledge, employability, entrepreneurship and innovation in a logic of inclusion. Comunicação apresentada no Old Meets New: Media in Education – 61st International Council for Educational Media and the XIII International Symposium on Computers in Education (ICEM&SIIE'2011) Joint Conference. Aveiro, Portugal: Universidade de Aveiro. 28 – 30Setembro de 2011.

 

      Matos, L., & Cabrita, I. (2011). Rotações e Padrões no 9.º Ano de Escolaridade. Workshop “EnsGeo I” dinamizado no âmbito do EGAPV 2011 – Elementary Geometry from an Advanced Point of View. Aveiro, Universidade de Aveiro, 1-3 de Setembro de 2011.

 

      Cabrita, I. (2011). Padrões geométricos – uma abordagem criativa. III Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, S. Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe, Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe, 30 de Agosto a 1 de Setembro de 2011.

 

      Vale, I., & Cabrita, I. (2011). Matemática e Criatividade – o papel das tarefas no ensino e aprendizagem. III Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, S. Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe, Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe, 30 de Agosto a 1 de Setembro de 2011.

 

      Cabrita, I. (2011). Percursos de um Programa de Formação Contínua em Matemática Inovador – o caso do m@c1/2. III Bienal da Aprendizagem da Matemática, Língua Portuguesa e Tecnologias, S. Tomé e Príncipe. São Tomé e Príncipe, Instituto Superior Politécnico de São Tomé e Príncipe, 30 de Agosto a 1 de Setembro de 2011. (Conferência Convidada)

 

Neto, T.B. (2011). Formação de professores: teoria e práticas. Comunicação apresentada, a convite, na I Conferência Internacional de Educação. República Democrática de Timor-Leste, Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais de Educação, 15 de Dezembro de 2011.

 

Neto, T.B. & Godino, J.D. (2011). Análisis de experiencias de desarrollo del razonamiento deductivo en el marco de geometrias planas con herramientas del enfoque ontosemiótico. Comunicação apresentada no XV Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática - SEIEM. Ciudad Real, Espanha, Universidad de Castilla La Mancha, 7-9 Setembro de 2011.

 

2010

 

      Pereira, A. R., & Cabrita, I. (2010). Avaliação do impacto de WebQuests e Blogues na formação de adultos. Comunicação apresentada no 2º Congresso Internacional de Avaliação em Educação - Aprender ao longo da vida. contributos, perspectivas e questionamentos do currículo e da avaliação. Portugal, Braga: Campus de Gualtar, 4 a 6 de Novembro de 2010.

 

      Vale, I., & Cabrita, I. (2010). New approaches to geometric patterns. Comunicação apresentada na European Teacher Education Network (ETEN) Annual Conference 2010 - Building Schools For The Future. Finlândia, Helsinki: University of Helsinki, 15-18 de Abril de 2010.

 

Neto, T. (2010). Diferentes enfoques teóricos de investigação sobre o ensino e aprendizagem da demonstração em geometria. Conferência plenária apresentada, a convite, no XIV Simposio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática. Espanha, Universitat de Lleida, 8 de Setembro de 2010.

 

2009

 

      Vale, I., Barbosa, A., Cunha, E., Cabrita, I., Fonseca, L., & Pimentel, T. (2009). Patterns in the city: a mathematics Project. Comunicação apresentada na CIEAEM 61. Canadá, Montréal, Quebéc. 26-31 de Julho de 2009.

 

      Cabrita, I. (2009). Patterns in the context of preservice teacher education. Comunicação apresentada, a convite, no International Meeting on Patterns. Viana de Castelo, Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, 1-2 de Maio de 2009.

 

      Fernandes, I., & Cabrita, I. (2009). Patterns in the first school years - main constraints, Comunicação apresentada na ETEN Annual Conference 2009 - Bridging Cultures Through Education. Turkey, Izmir, 23-25 de Abril de 2009.

 

      Fernandes, D., &Cabrita, I. (2009). An investigation in basic school in meaningful contextsconcerning the process of algebraic learning. Comunicação apresentada na ETEN Annual Conference 2009 - Bridging Cultures Through Education. Turquia, Izmir, 23-25 de Abril de 2009.

 

2008

 

      Vale, I., Fonseca, L., Barbosa, A., Pimentel, T., Borralho, A., & Cabrita, I. (2008). Padrões no Currículo de Matemática: Presente e Futuro. Comunicação apresentada no XII Simpósio de la Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática, XIX Seminário de Investigação em Educação Matemática, XVIII Encontro de Investigação em Educação Matemática, Facultad de Educación de Badajoz. Espanha, Badajoz, 3 a 6 de Setembro de 2008.

 

      Jorge, F., Paixão, F., & Cabrita, I. (2008). Ciência e sociedade – formação de professores de matemática através de problemas históricos. Comunicação apresentada no V Seminário Ibérico e I Seminário Ibérico-Americano CTS –Educación Científica y Desarollo Sostenible, Aveiro, Universidade de Aveiro, 3-5 de Julho de 2008.

 

      Vale, I., & Cabrita, I. (2008). Learning through patterns: a powerful approach to algebraic thinking - ETEN 2008. Inglaterra, Liverpool, 23-26 de Abril de 2008.

 

Neto, T.B., Breda, A., Costa, N., & Godino, J.D. (2008). Resorting to Non-Euclidean Plane Geometries to Develop Deductive Reasoning an Onto-semiotic Approch. ICMI Study 19: Proof and Proving in Mathematics Education. Taiwan University, Maio 2009.

 

2007

 

       Faria, J., & Cabrita, I. (2007). O impacto Social dos Agentes Pedagógicos Animados em Ambientes Interactivos de Aprendizagem. Comunicação apresentada no IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 14-16 de Novembro de 2007.

 

      Morais, N., & Cabrita, I. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior: comunicação (as)síncrona e interacção. Comunicação apresentada no IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, 14-16 de Novembro de2007.

 

       Carrilho, C., & Cabrita, I. (2007). A WWW na aprendizagem da matemática no âmbito do estudo acompanhado. Comunicação apresentada no Challenges 2007 – V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Universidade do Minho, 17-18 de Maio de 2007.

 

       Faria, J., & Cabrita, I. (2007). Agentes pedagógicos animados em ambientes interactivos de aprendizagem. Comunicação apresentada no Challenges 2007 – V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Universidade do Minho, 17-18 de Maio de 2007.

 

      Morais, N., & Cabrita, I. (2007). Ambiente virtual de aprendizagem num contexto de b-learning. Comunicação apresentada no Challenges 2007 – V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Universidade do Minho, 17-18 de Maio de 2007.

 

      Cabrita, I. (2007). m@c1 e m@c2 – Programas de Formação Contínua Em Matemática com Professores do Ensino Básico. Comunicação apresentada na I Bienal da Aprendizagem da Matemática e do Português. Maputo, ISCTEM, 1-3 de Março de 2007 (conferência Convidada).

 

      Cabrita, I. (2007). Nós e os outros. Imagens de Interculturalidade em Línguas e em Matemática. Comunicação apresentada I Bienal da Aprendizagem da Matemática e do Português. Maputo, ISCTEM, 1-3 de Março de 2007 (conferência Convidada).

 

2006

 

Breda, A. M., Neto, T.B., Costa, C., & Costa, N. (2006). Geometric reasoning and proof problems in geometric dynamic environments. Comunicação no HSCI 2006. Braga: Universidade do Minho, 4-9 de Setembro de 2006.

 

2005

 

      Silva, R., & Cabrita, I. (2005). O Cabri-Géomètre - um ambiente de aprendizagem significativa da geometria. Comunicação apresentada no VII Simpósio Internacional de Informática Educativa. Leiria, Escola Superior de Educação de Leiria, 16-18 de Novembro de 2005.

 

      Lobo, I., & Cabrita, I. (2005). Avaliação conjectural e avaliação interpretativa de sites sobre educação ambiental.Comunicação apresentada no âmbito do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga, Universidade do Minho, 14-16 de Setembro de 2005.

 

      Silva, R., & Cabrita, I. (2005). O cabri-géomètre – um desafio à alteração dos papéis de professores e alunos. Comunicação apresentada no âmbito do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga, Universidade do Minho, 14-16 de Setembro de 2005.

 

      Pinto, R., & Cabrita, I. (2005).Olhar a mediação por detrás dos meios na educação. Comunicação apresentada no âmbito do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga, Universidade do Minho, 14-16 de Setembro de 2005.

 

      Ribeiro, A., & Cabrita, I. (2005). “Pois é!… uma coisa é o que eu penso e outra o que eu faço… - obstáculos a uma simbiose (perfeita)”. Comunicação apresentada no V CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática. Porto, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, 17-22 de Julho de 2005.

 

      Cabrita, I. (2005). Da avaliação ‘conjectural’ à avaliação ‘interpretativa’ de software para fins educativos no âmbito do painel Educação e Comunicação Multimédia no 3º Encontro Internacional Artibytes- Percursos Multimodais. Santarém, ESE de Santarém, 17-19 de Maio de 2005. Intervenção convidada.

 

      Lobo, I., & Cabrita, I. (2005). Professora, podemos vir para aqui no intervalo?” - A WWW e a Educação Ambiental no 1º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação apresentada no Challenges'05 - IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Universidade do Minho, 11-13 de Maio de 2005.

 

      Pinto, R., & Cabrita, I. (2005). TIC: produto, produtoras e provocadoras de mudanças no contexto educativo. Comunicação apresentada no Challenges'05 - IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Universidade do Minho, 11-13 de Maio de 2005.

 

      Silva, R., & Cabrita, I. (2005). Avaliação do Cabri-Géomètre: um estudo no 9º ano de escolaridade. Comunicação apresentada no Challenges'05 - IV Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Braga, Universidade do Minho, 11-13 de Maio de 2005.

 

2004

 

      Cabrita, I. (2004).Percursos informatizados de interculturalidade nos espaços de formação. Comunicação apresentada no VII Congresso Iberoamericano de Informática Educativa. México, Monterrey, 13-15 de Outubro de 2004.

 

      Cabrita, I. (2004). Percursos de interculturalidade e sistemas de informação e comunicação. Comunicação apresentada VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, A Questão Social no Novo Milénio. Coimbra, 16-18 de Setembro de 2004.

 

      Cabrita, I. (2004). Matemática e Tecnologias em diálogos com a interculturalidade.Dinamização da wokshop EME2004 - 1st elementary mathematics education meeting. Braga, Universidade do Minho, 3 a 6 de Junho de 2004.

 

      Cabrita, I. (2004). Investigação sobre a formação do Professor de Matemática: uma experiência do LEM@tic - Laboratório de Educação em Matemática. Palestra apresentada, a convite, na Faculdade de Educação da Unicamp, promovida pelo Circulo de Estudos Memória e Pesquisa em Educação Matemática – CEMPEM. Brasil, 08 de Abril de 2004.

 

      Cabrita, I. (2004). Espaços multiculturais – novos desafios ao (des)envolvimento profissional. Comunicação apresentada no I Congresso Internacional Luso-Brasileiro e II Congresso CIDInE. Florianópolis, Brasil, 5-7 de abril de 2004.

 

Breda, A.M., Neto, T.B., & Costa, N. (2003). “The Role of Non-Euclidian Geometry in the Opening out of Deductive Reasoning”. Comunicação no II International Conference on multimedia ICT`s in Education, Advances in Technology-Based Education: Toward a Knowledge-Based Society, Badajoz, Spain.

 

2002

 

      Cabrita, I. (2002). Mathematics and technologies: bridging diverse languages. Comunicação na International Conference The Humanistic Renaissance in Mathematics Education. Terrasini, Palermo, Itália, 20-25 de Setembro de 2002.

 

      Cabrita, I. (2002).Mathematics Education Laboratory and the construction of a (new) mathematics culture. Comunicação na 2nd International Conference on the Teaching of Mathematics (at the undergraduate level).  Creta, Grécia, 1-6 de Julho de 2002.

 

      Breda, A. M., & Neto, T.B. (2002). “A Teaching Strategy for Problem Solving”, Comunicação no The 6 th World Multiconference on Systemics, Cybernetics and Information Systems Analysis and Synthesis. Orlando, Florida, U.S.A.

 

2001

 

      Cabrita, I. (2001).Laboratório de Educação em Matemática. Comunicação no I Seminário Internacional de Educação. Brasil, Maringá, Universidade Estadual de Maringá, 19-21 Setembro de 2001.

 

      Cabrita, I. (2001).Tecnologia Educativa e formação de professores — uma relação inevitável numa sociedade da Informação, da Comunicação e do Conhecimento. Comunicação no I Seminário Internacional de Educação. Maringá, Brasil, Universidade Estadual de Maringá, 19-21 Setembro de 2001.

 

      Cabrita, I., & Teixeira, R. (2001). Transístor BJT — uma visita interactiva pelo passado, presente e futuro. Comunicação no CINTEC 2001 – International Conference o New Technologies in Science Education. Aveiro, Universidade de Aveiro, 4-6 de Julho de 2001.

 

      Cabrita, I., & Teixeira, R. (2001). Osciloscópio interactivo ou… oscilação virtual?!. Comunicação no CINTEC 2001 – International Conference o New Technologies in Science Education. Aveiro, Universidade de Aveiro, 4-6 de Julho de 2001.

última atualização a 04-09-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.