O Centro

 

Objetivos

- Construir conhecimento didático sobre processos educativos, formativos e supervisivos (em espaços formais e não formais, presenciais e virtuais), numa perspetiva de APLV, contribuindo com respostas inovadoras para o desenvolvimento de sujeitos, grupos e instituições comprometidos com desafios societais.

- Construir uma visão abrangente dos resultados da investigação, projetando quadros de referência para a conceção e prática de ações de educação/formação que os incorporem de forma integrada.

- Desenvolver, aplicar e avaliar programas, metodologias e recursos de suporte a processos de ensinar/aprender/formar e investigar de qualidade.

- Potenciar, em parceria com outros agentes e instituições, a transferência do conhecimento em Didática e avaliar o seu impacto no desenvolvimento dos públicos-alvo, tornando a inovação económica e socialmente mais aceite.

- Desenvolver perspetivas críticas sobre conexões entre políticas e práticas de educação/formação, contribuindo para a definição destas politicas com propostas baseadas na investigação.

- Investir na formação de jovens investigadores, capacitando-os para percursos de investigação/formação/inovação de elevado nível e profissionalmente inseridos.

- Promover redes e parcerias para o desenvolvimento de projetos de investigação e intervenção.

- Consolidar uma política editorial diversificada (em destinatários e linguagens) de comunicação da ciência, com aposta nas TIC.

Palavras-chave: Educação e desafios Societais; Ensino, aprendizagem e recursos multimédia; Avaliação de impacto; Educação, diversidade e desenvolvimento

 

Visão

A Unidade de Investigação (UI) CIDTFF encara o futuro com uma visão bem definida: constituir-se enquanto unidade de investigação com uma contribuição de excelência para o sistema científico e tecnológico nacional e reconhecida internacionalmente pela sua abordagem distinta e socialmente relevante à investigação em Didática, Tecnologia Educativa e Formação de Formadores.

 

Missão

Numa sociedade baseada no conhecimento, a investigação em Educação assume um papel de grande relevância (sociopolítica, cultural e económica), apontando para a necessidade de educar cidadãos mais qualificados e críticos. Tendo isto em mente, o quadro epistemológico do CIDTFF define-se na interface entre a formação de formadores e a supervisão, em conjunto com as didáticas específicas (Ciências, Matemática, Línguas, etc.) e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

 

Foco

As questões de investigação são apuradas no âmbito de uma noção alargada de Didática. A Didática é, pois, percebida como uma ciência que observa de forma ecológica o seu objeto de estudo (processos de ensino/aprendizagem), cobrindo as suas condições de regulação (discursos políticos), as circunstâncias em que tais processos ocorrem (atores, perfis, relações, representações, recursos) e os espaços de comunicação onde estes emergem (face a face, virtuais, privados) numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, não limitada a áreas formais/tradicionais da Educação.

O público-alvo eleito não se restringe somente a escolas (níveis educativos, estudantes, professores e formadores), mas também a outros educadores (cuidadores, partes interessadas na área da Educação e decisores políticos). O CIDTFF é a única UI portuguesa com tal matriz, o que promove o seu prestígio nacional e internacional.

O CIDTFF está organizado em 4 Grupos de Investigação (GI) igualmente comprometidos com a missão da UI. Considerando trabalho prévio da UI, a complexidade dos fenómenos educativos e uma abordagem integrada e crescente, inter e transdisciplinar, a UI constituiu recentemente duas Linhas Temáticas (LT) nas quais participam os investigadores de todos os GI.

 

última atualização a 20-02-2018
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