foto

 

Daniel Ribas

Professor Adjunto

ribas.daniel@gmail.com

Nota curricular

Daniel Ribas de Almeida é professor adjunto no Instituto Politécnico de Bragança e professor convidado na Universidade Católica Portuguesa e no Politécnico do Porto. Doutor em Estudos Culturais pelas Universidade de Aveiro e Universidade do Minho, com uma tese sobre a identidade nacional nos filmes de João Canijo. Tem escrito diversos artigos e capítulos de livros, especialmente sobre cinema português contemporâneo. Membro fundador e Presidente da atual direção da AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Licenciou-se em Som e Imagem (especialização Argumento), na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e tem também um percurso profissional como argumentista. É Co-Diretor do Porto/Post/Doc e programador do Curtas Vila do Conde.

Principais áreas de investigação

  • Cinema
  • Cinema Português
  • Estudos Culturais
  • Argumento

Algumas publicações

Ribas, D. & Rodrigues, Nuno. (Ed.). (2016). Laboratório Cinemático – Solar, 10 Anos. Vila do Conde: Curtas Metragens, CRL.

Ribas, D., & Micaelo, M. (Eds.). (2012). Puro Cinema: Curtas Vila do Conde, 20 Anos Depois. Vila do Conde: Curtas Metragens, CRL.

Ribas, D. (2016). Família e Violência em João Canijo. In M. M. Baptista & F. F. L. Filho (Eds.), Estudos culturais e interfaces: objetos, metodologias e desenhos de investigação (pp. 149–169). Aveiro e Santa Maria: Universidade de Aveiro e Universidade Federal de Santa Maria. (Ebook)

Ribas, D., & Cunha, P. (2016). Pedro Costa, portugiesischer Filmemacher. In M. Hagener & T. Kaiser (Eds.), Film-Konzepte 41 (pp. 5–24). München: edition text+kritik.

Ribas, D. (2014). Identidad y Violencia en el Cine de João Canijo. Em I. V. Álvarez & H. M. Fernández (Eds.), Jugar con la memoria – El cine portugués en el siglo XXI (pp. 52–77). Santander: Shangrila Textos Aparte.

Ribas, D. (2013). 2000-2009: O Cinema do Futuro. Em P. Cunha & M. Sales (Eds.), Cinema Português: Um Guia Essencial (pp. 268–299). São Paulo: Sesi/SP.

Ribas, D. (2016). Na Solidão de um Campo de Batalha: José Fonseca e Costa, um autor. In J. M. Costa (Ed.), José Fonseca e Costa (pp. 205–244). Lisboa: Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema.

Ribas, D. (2014). Fantasia Lusitana, de João Canijo. Em C. O. Ferreira (Ed.), O Cinema Português Através dos Seus Filmes (2.a ed., pp. 275–283). Lisboa: Edições 70.

Ribas, D. (2013). Ser Português: o ponto de vista de João Canijo sobre a comunidade portuguesa em França. Em T. Cid, T. F. A. Alves, I. M. F. Blayer, & F. C. Fagundes (Eds.), Portugal Pelo Mundo Disperso (pp. 125–135). Lisboa: Tinta-da-China.

Ribas, D. (2013). Sinais de inquietude: O cinema de Sandro Aguilar. Em T. C. e Cardoso & A. C. Pereira (Eds.), Geração Invisível: os novos cineastas portugueses (pp. 129–154). Covilhã: Livros Labcom.

última atualização a 22-02-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.