cidade velha

O projecto Cidade Velha desenvolvido em parceria entre a Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Aveiro, em que a componente tecnológica do projecto ficará a cargo da Universidade de Aveiro e o suporte histórico ficará a cargo da Universidade de Cabo Verde, contextualiza a história ao longo dos tempos dessa cidade, recorrendo a tecnologia 3D, com vista ao reconhecimento como Património da Humanidade da Unesco.

O projecto compreende três grandes tarefas:

  • desenvolvimento de uma enciclopédia temática de suporte histórico aos lugares e artefactos da Cidade Velha; · desenvolvimento de um site com uma visita histórica virtual;
  • desenvolvimento de um site com uma visita histórica virtual;
  • uma biblioteca digital com toda a documentação e imagética referentes à Cidade Velha e de suporte à enciclopédia temática.
  • A visita virtual, elemento diferenciador do projecto, consistirá em modelizar em computador os vários períodos históricos a Cidade Velha de Cabo Verde em 3 Dimensões. Desta forma é dada a possibilidade de obter a informação de como era o lugar e as pessoas no século XVII, quando foi fundada pelos portugueses, como é agora e como se pretende que seja no futuro, tendo por base as visões e propostas, por exemplo, dos arquitectos portugueses Siza Vieira e Brás Mimoso.

    O acesso ao sistema far-se-á através da Internet e pretende-se que os utilizadores espalhados pelo mundo possam viajar virtualmente dentro de cada rua e, conforme a época, ver e interagir com as pessoas e edifícios da respectiva época. Existindo navios afundados na zona em frente à Cidade Velha, será incluída a possibilidade de visitar virtualmente os navios “explorando” os lugares debaixo de água. De modo a permitir um acesso mais vasto de utilizadores, para além de alunos e professores de história, os conteúdos do site deverão ser desenvolvidos em português, crioulo e inglês.

    última atualização a 06-06-2014
    Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
    Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.