Programa de apoio ao Desenvolvimento da Educação à Distância na UEM

A Universidade de Aveiro foi convidada em 2007 pela Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver um projecto de colaboração com a UEM-Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) tendo por objectivo apoiar a UEM no desenvolvimento de competências na área de Educação a Distância (EaD) bem como na organização e lançamento de projectos piloto baseados nesta modalidade de ensino/aprendizagem.

A preparação do programa, com uma duração prevista de 4 anos (2008-2011) decorreu durante o ano 2007 tendo-se dado início às actividades em Janeiro de 2008.

Durante o primeiro ano (2008) foram realizadas diversas acções de formação na UEM tendo por destinatários docentes da UEM e técnicos do CEND-Centro de Ensino a Distância da UEM e incluiu formação em metodologias e tecnologias para EaD. Em paralelo foi dado apoio à concepção e lançamento do primeiro curso em modalidade de EaD da UEM, o Bacharelato em Gestão de Negócios, promovido em colaboração com a Faculdade de Economia da UEM, cujas actividades tiveram início em Julho de 2008.

Desde essa data a oferta de formação em modalidade EaD na UEM tem vindo a expandir-se, contando actualmente com cursos nas áreas de Agronomia, Administração Pública e Gestão de Educação. Estes cursos são frequentados por mais de 800 estudantes sendo oferecida uma cobertura geográfica completa do território de Moçambique.

A necessidade de aprofundamento da formação dos quadros da UEM determinou a decisão de promover uma edição especial do programa doutoral em Multimédia em Educação da UA para um grupo de 5 docentes e 1 técnico superior da UEM. Esta acção tem vindo a decorrer desde Março de 2009, estando prevista a conclusão destes doutoramentos no final de 2011.

Objectivo da intervenção: Apoiar a UEM-Universidade Eduardo Mondlane na preparação das condições indispensáveis ao lançamento de uma oferta de formação em modalidade de Educação a Distância (EaD) e promover a formação avançada (doutoramento) de um grupo de quadros da UEM.

Parceiro local: UEM-Universidade Eduardo Mondlane

Financiador: Fundação Calouste Gulbenkian

Unidade e gestor: DeCA e DE / Prof. Dr. Fernando Ramos

Parceiros em Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian

última atualização a 06-06-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.