memória de áfrica e do oriente

memória de áfrica e do oriente

É um instrumento fundamental, e pioneiro, na tentativa de potenciar a memória histórica dos laços que unem Portugal com os países com ligações à lusofonia sendo deste modo uma ponte com o nosso passado comum, na construção de um identidade colectiva aos povos de todos esses países.

Inicialmente foi dada particular atenção aos acervos existentes em Portugal e nos países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau); recentemente alargou-se a recolha a acervos em Goa, Índia, espaço central para os estudos associados à história portuguesa, indo-portuguesa e pós-coloniais, sendo o maior centro de documentação em língua portuguesa da Ásia.

Há dez anos atrás, entre os investigadores da realidade africana, sentia-se a necessidade de saber que espólios existiam sobre a África de língua oficial portuguesa, e sobretudo que obras continham e onde estavam tais obras. O Projecto Memória tem assim como objectivo inicial a descoberta e colecção da informação existente sobre África e a sua disponibilização através de um ponto centralizado, facilitando assim o acesso à informação. Esse objectivo, embora tenhamos a consciência que não esteja concluído, permitiu, em Portugal e em alguns PALOP, trazer à luz do dia acervos encaixotados e fechados desde a altura da descolonização. Nos novos países de oficial língua portuguesa, o Projecto permitiu também aos países, através do fornecimento de equipamento e formação de pessoal, a melhor organização dos seus acervos nacionais e a criação de melhores condições para a sua descoberta pelas populações locais.

Com o desenvolvimento do Memória Digital, em 2006, temos a consciência que as motivações dos utilizadores se diversificaram. Para além dos investigadores e estudantes, abrangemos agora jornalistas, imigrantes de muitas nacionalidades e portugueses espalhados pelo mundo que viveram ou combateram nas antigas colónias.


primeira implementação do Memória de África
última atualização a 06-06-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.