Apoio ao Arquivo Nacional de Cabo Verde

O Arquivo Histórico Nacional de Cabo Verde é detentor de uma valiosa colecção de fotografias antigas de Cabo Verde. Este acervo tem vindo a crescer através de doações de particulares.

Foi solicitado ao Projecto Memória de África pelo Arquivo Histórico se, à semelhança do que já tinha ocorrido para os registos bibliográficos, a disponibilização de uma aplicação informática destinada à catalogação de fotografia. A catalogação de fotografia permite a identificação quer do cenário quer dos personagens fotografados. É um processo que quanto mais tarde é feito maiores as perdas, por que deixa de haver quem seja capaz de identificar quer os cenários quer os personagens fotografados. A partir do próximo ano, a Memória de África passará a fornecer através do seu portal na Internet um serviço para catalogação e disponibilização de fotografia.

Contudo, a disponibilização de material fotográfico pressupõe este tenha sido digitalizado. A digitalização é um processo que provoca desgaste na fonte devido quer à intensidade de luz incidente na fotografia quer ainda pelo manuseamento do próprio material. O processo de digitalização não pode também ser entendido como unicamente para disponibilização da fotografia na Internet; serve também para preservação do próprio original. A partir do momento em que uma fotografia está digitalizada, esta deverá ser apenas manuseada e cedida apenas em formato digital.

Assim, o processo de digitalização deve ser feito apenas uma única vez e de acordo com as normas adequadas, para que não haja perda de qualidade. Esta acção de formação destinou-se a formar os técnicos do Arquivo em digitalização e ainda em tratamento de fotografia digital, de modo a tirar-lhe imperfeições e manchas introduzidas no suporte pela acção do tempo. O equipamento de digitalização em que o pessoal foi treinado já existe há largo tempo no Arquivo e foi financiado pela Cooperação Portuguesa.

 

Objectivo da intervenção:
Formação do pessoal em digitalização e tratamento de fotografia digital.

Parceiro local:
Arquivo Nacional de Cabo Verde

Financiador:
Fundação Portugal África

Unidade e gestor:
DETI / Prof. Dr. Sousa Pinto

Parceiros em Portugal:
Universidade de Aveiro

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.