Mestrados em Multimédia em Educação e Didáctica de Línguas

Estes cursos foram organizados por convite da Fundação Calouste Gulbenkian tendo os primeiros contactos sido efectuados no início de 2005. O projecto foi montado em colaboração com o ISE-Instituto Superior de Educação de Cabo Verde, tendo o período de candidatura e selecção de estudantes decorrido entre Novembro de 2005 e Janeiro de 2006. Registaram-se 21 candidaturas ao Mestrado em Multimédia em Educação (MMEdu) e 19 ao Mestrado em Didáctica de Línguas (MDL). A formação teve início no dia 2 de Fevereiro de 2006 com 18 estudantes no MMEdu e 10 no MDL.

Em paralelo com estes Mestrados foi organizada uma edição especial do programa de formação em TIC da UNAVE (eLearning@UNAVE.pt), tendo por objectivo desenvolver competências sobre utilização de tecnologias em Educação nos estudantes dos Mestrados. Estes cursos foram também abertos a técnicos de diversas entidades públicas de Cabo Verde, tendo-se registado a participação de 44 formandos nas 8 acções de formação realizadas (Introdução à Multimédia; Programação HTML e criação de páginas Web; Programação em Javascript:; Edição Digital de Imagem; Edição Digital de Áudio e Vídeo; Autoria Multimédia; Guionismo Multimédia; Tecnologias de eLearning).

O primeiro ano do MMEDu foi completado por 15 dos 18 estudantes iniciais; no caso do MDL dos 10 estudantes iniciais completaram o primeiro ano 9.

As teses de ambos os Mestrados foram todas orientadas por Professores da Universidade de Aveiro, tendo completado o MMEdu 15 estudantes e 8 o MDL. Em relação ao número de estudantes que iniciaram o primeiro ano registou-se uma taxa de sucesso de 83,3% no MMEdu e de 80% no MDL.

A operacionalização deste programa na Universidade de Aveiro foi da responsabilidade do DeCA-Departamento de Comunicação e Arte, do DE-Departamento de Educação e teve a colaboração do DLC-Departamento de Línguas e Culturas e da UNAVE.

Objectivo da intervenção: Realização de uma edição do Mestrados em Multimédia em Educação e do Mestrado em Didáctica de Línguas (modalidade blended-learning)

Parceiro local: Ministério da Educação e do Ensino Superior, ISE-Instituto Superior de Educação

Financiador: Fundação Calouste Gulbenkian

Unidade e gestor:
DeCA / Prof. Dr. Fernando Ramos
DE / Prof. Dra. Helena Ançã

Parceiros em Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian

última atualização a 06-06-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.