objetivos

O programa de Doutoramento em Música,da Universidade de Aveiro, tem como objetivo preparar investigadores e artistas para o exercício de funções profissionais e o desenvolvimento de trabalho de investigação.

 ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO

As áreas de especialização no Doutoramento em Música estão relacionadas com o trabalho de investigação que atualmente se realiza no Departamento de Comunicação e Arte e são as seguintes:

Acústica e Tecnologia da Música

Análise e Teoria da Música

Composição

Direção

Ensino do Instrumento/Canto/Música

Etnomusicologia

Performance

 ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO (VER TAMBÉM PLANO DE ESTUDOS)

1º ano:

3 disciplinas obrigatórias: Projetos de Investigação em Música, SeminárioTemático I e II. Existe ainda a possibilidade de realizar mais duas disciplinas optativas que serão estruturadas de acordo com a área de investigação do candidato, seja ela mais teórica, ou com uma vertente mais performativa.

2º ano:

Neste ano todas as disciplinas são optativas, pelo que o candidato deverá escolher o percurso que mais se adapta ao perfil do seu trabalho de investigação podendo, nos casos de uma vertente mais prática, iniciar o seu trabalho de preparação para a escrita da tese, a ser realizada no 3º ano, com a disciplina Projeto de Tese.

3º e 4º ano

Nos anos seguintes a estrutura curricular resume-se à Unidade Tese de Doutoramento. No caso da vertente performativa, abre-se a possibilidade de complementar o trabalho teórico da Tese com a realização de um recital comentado ou, no caso da Composição, um portfolio de composições.

PERCURSOS FORMATIVOS TÍPICOS (EMBORA NÃO OBRIGATÓRIOS) NAS DIFERENTES ÁREAS DE ESPECIALIZAÇÃO:

Composição:

1º Ano: Projetos de Investigação em Música, Seminário Temático I, Seminário Temático II, Projeto de Especialização I, Projeto de Especialização II

2º Ano: Projeto de Especialização III, Projeto de Especialização IV, Projeto de Tese

3º e 4º Ano: Tese de Doutoramento (pode incluir um portfolio de composições)

Performance:

1º Ano: Projetos de Investigação em Música, Seminário Temático I, Seminário Temático II, Recital I, Recital II

2º Ano: Recital III , Recital IV, Projeto de Tese

3º e 4º Ano: Tese de Doutoramento (pode incluir um recital comentado)

Áreas Teóricas (análise musical, etnomusicologia, etc.)

1º Ano: Projetos de Investigação em Música, Seminário Temático I, Seminário Temátic oII, Projeto de Especialização I, Projeto de Especialização II

2º Ano: Tese de Doutoramento

3º Ano: Tese de Doutoramento

 

 

saídas profissionais

- músicos profissionais com interesse em dois aspetos essenciais para a sua formação: o aperfeiçoamento instrumental e a reflexão/investigação sobre a sua prática performativa

- compositores

- investigadores nas áreas teóricas

- investigadores na área do ensino e da pedagogia musical

 

 

 

a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.