curso › Biologia (lecionado em inglês)
objetivos

O Programa Doutoral em Biologia tem uma duração de 4 anos, correspondentes a um total de 240 ECTS. O primeiro ano compreende uma componente curricular (60 ECTS) estruturada em módulos de cursos de formação avançada, em diversas áreas temáticas do domínio científico da Biologia, prática tutorial, formação na área de gestão, opção em qualquer área científica e o início da componente de tese (10 ECTS). No final deste primeiro ano o doutorando terá que apresentar e defender publicamente o seu plano de doutoramento, estando o prosseguimento dos seus estudos dependente de uma avaliação positiva desta apresentação. Segue-se um segundo ano com uma componente tutorial menor que a do 1º ano (apenas 10 ECTS) e uma de investigação conducente à apresentação de uma tese (50 ECTS), que se prolonga pelos 3º e 4º anos, com um peso de 60 ECTS em cada ano; deste modo, a tese corresponde a 3 anos de trabalho a tempo integral (180 ECTS). Ou seja, os três anos seguintes ao 1º ano são dedicados ao desenvolvimento do trabalho de investigação, preparação de publicações, escrita da tese e defesa desta em provas públicas. A tese deve versar sobre investigação original num campo da Biologia à escolha do aluno, dentro de uma das áreas temáticas oferecidas no âmbito dos Cursos Avançados: Biologia Molecular e Genética; Biologia Celular; Microbiologia; Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas; Ecotoxicologia e Biologia Ambiental; Biologia Marinha; Biologia e Ecologia Tropical; Recursos Cinegéticos e Aquícolas; Comunicação, Divulgação e Ilustração Biológicas; Biologia e Biociências Aplicadas.

A organização flexível da componente curricular em módulos de Cursos Avançados permite o reconhecimento de competências e conhecimentos obtidos em cursos / formação obtida noutras Universidades/Centros de Investigação ou de Pesquisa, nacionais ou internacionais, desde que essa formação seja reconhecida pela Comissão Coordenadora do Programa Doutoral. A existência de uma Opção Livre permite que o Doutorando obtenha formação em qualquer disciplina / área científica, à sua escolha; esta formação pode, se o doutorando assim optar, ser obtida numa sub-área de especialização da Biologia, seja ou não aquela em que o doutorando efetua o seu trabalho de tese.

Os objetivos gerais do Programa de Doutoramento são:

    * A compreensão geral dos principais ramos da Biologia, e a capacidade para reconhecer as suas interações.
    * O treino de alta qualidade num ambiente de investigação exigente mas apoiado, contando com a participação de cientistas de nível internacional.
    * A formação em métodos e técnicas avançados de análise e investigação aplica­das no campo e no laboratório.
    * O desenvolvimento das capacidades de procurar e interpretar informação cientí­fica complexa.
    * O desenvolvimento da aptidão para realizar investigação original e capaz de satisfazer o processo de revisão por pares
    * O desenvolvimento da capacidade de concetualizar, desenhar, implementar e gerir investigação científica.
    * O desenvolvimento da capacidade para interagir com equipas de investigação interdisciplinares na identificação e formulação de problemas científicos relevantes.
    * O desenvolvimento da capacidade de encontrar financiamentos para a realiza­ção de investigação científica de ponta.
    * O desenvolvimento da capacidade de apresentar ideias e resultados científicos a audiências especializadas e não especializadas.
    * A aquisição de competências na área do empreendedorismo e do autoemprego.

São oferecidos conjuntos de Cursos Avançados em áreas temáticas da Biologia (Curso Avançado em Biologia Molecular e Genética I e II; Curso Avançado em Biologia Celular I e II; Curso Avançado em Microbiologia I e II; Curso Avançado em Ecologia, Biodiversidade e Gestão de Ecossistemas I e II; Curso Avançado em Ecotoxicologia e Biologia Ambiental I e II; Curso Avançado em Biologia Marinha I e II; Curso Avançado em Biologia e Ecologia Tropical I e II; Curso Avançado em Recursos Cinegéticos e Aquícolas I e II; Curso Avançado em Comunicação, Divulgação e Ilustração Biológicas I e II; Curso Avançado Biologia e Biociências Aplicadas I e II). Os estudantes podem frequentar um Curso Avançado I de uma área e um Curso Avançado II de outra área temática.

Caso optem por fazer um percurso homogéneo, selecionando dois Cursos Avançados da mesma área temática, esse perfil será indicado no suplemento ao Diploma.

observações
As candidaturas ao Programa Doutoral em Biologia estão abertas em permanência. As candidaturas voluntárias devem ser efetuadas através da entrega na secretaria da biologia dos documentos disponíveis em http://www.bio.ua.pt/ReadObject.aspx?obj=24352 devidamente preenchidas e acompanhados da informação complementar neles referida.
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.