objetivos

O Programa Doutoral em Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (PDCiv-UA) tem uma duração de 3 anos, correspondentes a um total de 180 ECTS. Está organizado em duas fases distintas, uma primeira curricular e uma segunda dedicada ao desenvolvimento do trabalho de investigação, preparação de publicações e produção da tese de doutoramento. O primeiro ano compreende a componente curricular (60 ECTS) estruturada em módulos de cursos e seminários de formação avançada, em diversas áreas temáticas do domínio científico de: Engenharia Civil, compreendendo as unidades curriculares de Estudos Avançados em Engenharia Civil (12 ECTS), Monitorização e Observação de Obras (6 ECTS) e Seminário de Projeto de Investigação (30 ECTS); Gestão, com a unidade curricular Empreendorismo (6 ECTS); e ainda, uma unidade curricular opcional de qualquer área científica (6 ECTS), devendo esta unidade curricular ser aconselhada pelo orientador do aluno de doutoramento, quando exista. No final do primeiro ano o aluno, no âmbito da unidade curricular Seminário de Projeto de Investigação, terá que apresentar e defender publicamente perante um júri o seu plano de trabalhos de doutoramento, estando o prosseguimento dos seus estudos dependente de uma avaliação positiva desta unidade curricular. Os alunos poderão ser dispensados da frequência de uma ou mais componentes do 1º ano curricular, de acordo com o estipulado no Regulamento do Programa Doutoral em Engenharia Civil da UA.
A componente curricular tem um plano de estudos aprovado, individualmente para cada aluno, pela Comissão Científica do Programa Doutoral em Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (CC-PDCiv-UA), com base na proposta do orientador e coorientadores (caso existam). A CC-PDCiv-UA publica o elenco das unidades curriculares com condições para funcionar na parte curricular do PDCiv-UA, incluindo as unidades curriculares de cursos de mestrado ou de outros programas de doutoramento que se considerem adequadas.
Segue-se um segundo ano com uma componente de investigação conducente à apresentação de uma tese, que se prolonga pelo 3º ano, com um peso de 60 ECTS em cada ano, perfazendo 120 ECTS nos três anos de trabalho de investigação a tempo integral.
A tese deverá versar sobre investigação original num domínio à escolha do aluno, dentro da área da Engenharia Civil.
A duração normal do doutoramento é de quatro anos em tempo integral ou o seu equivalente em tempo parcial. Em circunstâncias excecionais, e a requerimento do aluno, o prazo de entrega da tese pode ser antecipado relativamente aos dois anos dedicados ao desenvolvimento do trabalho de investigação ou prorrogado, nos termos do Regulamento de Doutoramentos da UA, sendo o requerimento efetuado respetivamente até 90 dias antes da data em que o aluno pretende entregar a tese ou do termo do prazo estipulado.

O grau de doutor em Engenharia Civil é conferido aos alunos que demonstrem:

a)Capacidade de compreensão sistemática do domínio científico em estudo;
b)Competências, aptidões e métodos de investigação associados ao domínio científico em estudo;
c)Capacidade para conceber, projetar, adaptar e realizar uma investigação significativa, respeitando as exigências impostas pelos padrões de qualidade e integridade académicas;
d)Terem realizado um conjunto significativo de trabalhos de investigação original que tenha contribuído para o alargamento das fronteiras do conhecimento, parte do qual mereça divulgação internacional em publicações com comité de seleção;
e)Serem capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas;
f)Serem capazes de comunicar com os pares, com a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a sua área de especialização;
g)Serem capazes de, numa sociedade baseada no conhecimento, promover, em contexto académico ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural.
O Programa está aberto ao envolvimento de entidades e instituições públicas ou privadas que acolham projetos de investigação acautelando-se a harmonização dos interesses das organizações externas neles envolvidas com as exigências que um doutoramento impõe.

a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.