curso › Promoção da Leitura e Bibliotecas Escolares
objetivos

O ciclo de estudos oferece formação em áreas prioritárias do trabalho dos profissionais de Bibliotecas e Informação, sobretudo do Professor Bibliotecário (PB), num contexto de forte aposta na reorganização das Bibliotecas Escolares (BE) e de uma política nacional de promoção da leitura. Os objetivos são:

Formar o PB dotando-o de competências pedagógicas, de gestão e administração, garantindo o funcionamento dos serviços de documentação das escolas, na linha do perfil oficial do PB.

Potenciar a reflexão teórica e prática sobre o domínio da Leitura (promoção, ensino, mediação), promovendo a relação desta competência com o desenvolvimento da autonomia.

Aprofundar conhecimentos e metodologias envolvidos em Literacias, garantindo melhor intervenção nas práticas de ensino/aprendizagem.

Dinamizar recursos eletrónicos para a gestão das BE e de atividades de mediação/promoção da leitura.

Explorar a BE no contexto recente da RBE, entendendo-a como centro e recurso coletivo da escola.

saídas profissionais

As principais saídas são:

  • Professor Bibliotecário

      Assim como profissões em que sejam desempenhadas funções de:

  • Mediação Leitora;
  • Animação Sócio-Cultural;
  • Gestão de acervos e bibliotecas;
observações
O curso funcionará em horário a definir entre docentes e estudantes (fundamentalmente, às sextas –feiras, todo o dia, e sábados de manhã). Haverá, ainda, uma componente de b-learning.
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.