normas para a elaboração/apresentação da dissertação ou estágio

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O Mestrado em Gerontologia da Universidade de Aveiro inclui a obrigatoriedade da realização de um trabalho na área de Gerontologia, que pode assumir uma das três opções: Dissertação ou Estágio ou Projecto, numa área de especialização do curso (Gestão de Equipamentos, Intervenção Comunitária).

 

A Dissertação refere-se a um trabalho de investigação na área de Gerontologia, original e inovador, de natureza científica, que evidencie competências teóricas e metodológicas preconizadas no âmbito do curso. Pode ter uma natureza mais teórica ou mais empírica e será uma alternativa adequada para quem deseja prosseguir estudos no 3.º ciclo (Doutoramento), ou ingresso em instituições que valorizem a aquisição de competências acrescidas de métodos e instrumentos de investigação.

 

O Estágio consiste de uma trabalho científico em Gerontologia, original e inovador, direccionado à exploração de situação/problema/questão da prática profissional, que evidencie competências teóricas e metodológicas preconizadas no âmbito do curso. Consiste na aplicação e avaliação de conceitos / teorias na situação problema ou questão da prática profissional. Neste sentido, o(a) estudante escolhe um objecto de estudo e um contexto organizacional apropriado, delimita as evidências empíricas, explora conceitos / teorias e deriva ideias gerais que são aplicadas ao caso seleccionado e, posteriormente, avaliadas.

 

O Projecto consiste de um trabalho científico em Gerontologia, original e inovador, direccionado à construção de um projecto que poderá centrar-se na análise de uma necessidade/problema, em que serão valorizadas as dimensões teórica e metodológica, análise/diagnóstico de situação, formulação de resposta/intervenção e conclusões desenvolvidas a partir da análise realizada. Deve ainda promover o estudo de problemas novos e a aplicação de métodos e instrumentos de resolução. Este tipo de trabalho tem como objectivos: (1) Expandir as experiências práticas; (2) Testar a aplicação de teoria na prática e aumentar a abrangência e profundidade das competências profissionais; (3) Aumentar os níveis de segurança e conforto no exercício da actividade profissional; e (4) Aumentar significativamente as redes de colaboração.

 

 

Os tipos de projectos podem ser:

a) Um trabalho desenvolvido em uma organização governamental ou não-governamental que vise contribuir para o desenvolvimento e implementação de um programa de intervenção centrado em uma situação problema.

 

b) Um trabalho de campo independente em uma área relevante e diferenciada. O trabalho de campo será concebido para apoiar a geração e o desenvolvimento de novas opções de intervenção na gestão da situação problema. Deve ser realizado em parceria com

organizações, decisores políticos ou profissionais que já estão trabalhando na área. O relatório do trabalho de campo incluirá o feedback dos potenciais parceiros que já trabalham na área sobre a relevância e utilidade da pesquisa.

 

A realização da Dissertação/Estágio/Projecto perfaz 30 ECTS e implica um total de 810 horas de trabalho.

Orientação do trabalho final de mestrado

A elaboração do trabalho final de mestrado (Dissertação/Estágio/Projecto) é orientada por um(a) doutor(a) ou especialista, nacional ou estrangeiro, de mérito reconhecido pelo conselho científico. A orientação pode ser assegurada em regime de co-orientação, quer por orientadores(as) nacionais, quer por nacionais e estrangeiros. A designação do(a) orientador(a) e do(a) co-orientador(a) será feita pela Direcção do mestrado.

Elaboração do trabalho final de mestrado

1) Dissertação

1. No âmbito da investigação a realizar, depois de escolhido o tema, os(as) estudantes deverão apresentar ao(à) orientador(a), em tempo a fixar pelo mesmo, uma proposta de trabalho, de forma a facilitar a realização das actividades a desenvolver posteriormente.

2. A versão final da Dissertação deverá rondar as 30 páginas, podendo ir até ao máximo de 50 páginas e aproximar-se da redacção de um artigo científico publicável numa revista com referees e deverá contemplar os seguintes elementos:

   a) Título.

   b) Resumo e palavras-chave – em português e inglês.

   c) Introdução – breve apresentação do tema em estudo, da sua relevância no estado actual do conhecimento científico e dos aspectos      mais relevantes da investigação.

   d)Revisão de literatura – apresentação de um quadro teórico/conceptual e uma análise crítica das evidências empíricas mais relevantes da problemática em estudo.

   e) Delimitação e Justificativa do Estudo – definição do problema e indicação de objectivos, questões/hipóteses de investigação com justificativa.

   f) Metodologia – indicação do método e das técnicas de investigação; descrição da amostra, materiais/instrumentos e procedimentos de investigação adoptados; indicação das técnicas de análise de dados; e, referência aos procedimentos éticos.

   g) Resultados – apresentação dos resultados obtidos a partir do tratamento dos dados;

   h) Discussão – análise dos resultados e articulação com o modelo teórico e a investigação contemplada na revisão da literatura; indicação das limitações do estudo e das perspectivas de investigação futura que abre.

   i) Conclusões – síntese das principais conclusões e reflexão crítica sobre o significado da investigação, nomeadamente, quanto às implicações teóricas e práticas.

   i) Referências bibliográficas;

   j) Anexos.

 

2) Estágio – O trabalho final deverá conter: Título. Resumo e palavras-chave – em português e inglês.

Introdução. Enquadramento Teórico/Conceptual e Empírico. Delimitação (Questão, Objectivos Geral e Específicos) e Justificativa do Estudo. Metodologia. Resultados. Discussão. Conclusões. Referências Bibliográficas. Anexos.

 

3) Projecto  O trabalho final deverá conter: Título. Resumo e palavras-chave – em português e inglês. Introdução. Enquadramento Teórico/Conceptual e Empírico. Delimitação (Questão e Objectivos Geral e Específicos) e Justificativa do Projecto. Metodologia. Resultados. Discussão. Conclusões. Referências Bibliográficas. Anexos.

Apresentação e entrega do trabalho final de mestrado

Cada estudante deverá apresentar 3 exemplares em papel e 2 em formato digital. No caso de co-orientação, deverá apresentar 5 dissertações em papel e 2 em formato digital.

Júri

O trabalho final de mestrado (Dissertação/Estágio/Projecto) é objecto de apreciação e discussão pública por um júri indicado pela Direcção do Mestrado, sob proposta do(a) orientador(a). O júri deverá ser constituído por 3 elementos, sendo sempre que possível um(a) dos(as) professores(as) pertencente a outra instituição de ensino superior. O júri integrará 4 elementos no caso de co-orientação. O quarto elemento será o(a) co-orientador(a).

Regras sobre as provas de defesa do trabalho final de mestrado  

1. O(a) estudante dispõe de 10 minutos para apresentar o seu trabalho
2. O(a) arguente principal dispõe até 15 minutos para fazer apreciações ao trabalho e colocar questões ao(à) estudante.
3. O(a) estudante terá igual tempo para responder ao(à) arguente.
4. Os restantes membros do júri poderão dispor, cumulativamente, até ao limite máximo de 10 minutos.
5. O(a) estudante terá igual tempo de resposta. Nota: A redacção do trabalho final deve respeitar as normas de formatação.

Mestrados: normas para a apresentação do trabalho final de mestrado (comum a todos os mestrados da UA)

O trabalho final de mestrado (Dissertação/Estágio/Projecto) deverá respeitar o seguinte formato:

   - Uso da dimensão A4

   - Capa de acordo com os elementos e dimensões definidos no exemplar anexo (Anexo 1)

    - Organização da dissertação:

         - Página 1 contendo o nome do autor, título do trabalho, nome do orientador e informação complementar. 

           O título do trabalho deve obedecer aos seguintes requisitos:

           - estar obrigatoriamente em português, podendo estar também, facultativamente, noutra(s) língua(s)

           - ter a extensão máxima de 70 caracteres incluindo os espaços

         - Página 2 contendo os nomes dos membros do júri nomeado para a apreciação

         - Página 3 reservada a agradecimentos do autor

         - Página 4 e seguintes conterão o resumo em português, a sua versão em inglês e eventuais versões noutras línguas

   - As páginas acabadas de referir deverão estar organizadas de acordo com as dimensões e tipo de letra indicados nos exemplares anexos (Anexo 1)

   - Em seguida será incluído o índice e eventuais listas de figuras, símbolos e tabelas

   - O corpo do texto será apresentado em frente-verso, tipo de letra livre com dimensão máxima de 12 e mínima de 10, espaçamento máximo de 1 ½ linhas, e margens da frente de: esquerda 3 cm, direita 2,5 cm, superior 3 cm e inferior 3 cm

   - Quando o trabalho conducente à Dissertação tenha sido realizado com recurso a apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e do Fundo Social Europeu (FSE) é obrigatório a indicação expressa na Dissertação da seguinte menção: “Apoio financeiro da FCT e do FSE no âmbito do III Quadro Comunitário de Apoio”.

A cor de Ciências e Tecnologias da Saúde é o amarelo.

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