Apresentação

O Departamento de Biologia teve origem no Sector de Biologia da Universidade de Aveiro, nascido com a contratação dos primeiros docentes em 1974. No ano seguinte, foi iniciada a lecionação dos cursos de Bacharelato em Ciências do Ambiente e em Ciências da Natureza (formação de professores), os quais viriam a ser extintos, dando lugar aos cursos de Licenciatura em Engenharia do Ambiente e em Ensino de Biologia e Geologia, que começaram a ser lecionados em 1978. Aquando da criação do Departamento de Ambiente, em 1979, este passou a ser responsável pela Licenciatura em Engenharia do Ambiente, tendo o Departamento de Biologia continuado a lecionar a este curso diversas disciplinas da área da Biologia.

Em 1980 foi criado o curso de Licenciatura em Biologia, o qual viria a iniciar-se no ano seguinte. Com a abertura de novos cursos na Universidade, ainda na década de 80, o Departamento de Biologia continuou a diversificar a sua atividade de ensino, assegurando a lecionação de várias disciplinas para os cursos de Licenciatura em Planeamento Regional e Urbano e de Licenciatura em Química (ramos de Química Analítica e Bioquímica e Química Alimentar) e para os cursos de Bacharelato em Formação de Educadores de Infância e em Formação de Professores do Ensino Primário.

A década de 90 foi marcada pelo início da lecionação a nível de Mestrado. O curso de Mestrado em Ciências das Zonas Costeiras, foi lecionado pela primeira vez em 1991. O curso de Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia teve início em 1996 e, no mesmo ano, foi criado o curso de Mestrado em Microbiologia Molecular.

De início principalmente vocacionado para atividades de Ensino, Investigação e Extensão em áreas da Biologia Ambiental, abre-se, agora, um novo ciclo para o Departamento de Biologia, com a consolidação de novas áreas nos domínios da Biologia Molecular e Celular.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização. saber mais
[X]