40 anos da UA
 
 

O Centro de Estudos Asiáticos da Universidade de Aveiro (CEA) foi criado em 1997, visando “promover ativamente atividades que contribuam para a aquisição e disseminação de conhecimento sobre os países Asiáticos nos domínios da Língua, História, Cultura, Política, Economia e Gestão, bem como fomentar a interação entre a Universidade de Aveiro e as instituições de ensino superior de países Asiáticos”.

O CEA reúne investigadores da Universidade de Aveiro com trabalho científico relevante em diversos domínios, diversidade que sustenta a natureza multidisciplinar do Centro. Entre outros, salientam-se os seguintes domínios de investigação:

·      Ambiente e desenvolvimento

·      Ciência e Tecnologia

·      Demografia

·      Desenvolvimento local

·      Desenvolvimento regional

·      Economia

·      Ensino Superior

·      Governo e políticas públicas

·      Língua e cultura

·      Planeamento territorial

·      Sistemas de Inovação

·      Turismo

·      Políticas de saúde

Apesar de fortemente ligado à dinâmica de ensino e investigação associada ao Mestrado em Estudos Chineses, o CEA tem no continente asiático o seu foco ‘geográfico’. No entanto, os contextos nacionais e regionais historicamente ligados a Portugal constituem-se como ‘geografias’ a privilegiar, isto é, para além da China, é dada particular ênfase à Índia, a Timor-Leste e, ainda, à região administrativa especial de Macau.

O CEA tem por objetivo afirmar a Universidade de Aveiro como um centro prestigiado no âmbito dos estudos asiáticos, quer nacional quer internacionalmente. Duas vertentes afiguram-se como essenciais: a produção de conhecimento deverá alimentar uma dinâmica de publicação relevante, designadamente a elaboração de artigos científicos passíveis de serem publicados em revistas nacionais e internacionais e a edição de livros ou a elaboração de capítulos de livros; o desenvolvimento de cooperação com a Sociedade, na sua diversidade institucional e organizacional.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.