objetivos

O Mestrado em Comunicação Multimédia (MCMM) tem como objetivo fundamental o reforço da formação de profissionais na área da comunicação multimédia, nomeadamente na produção de artefactos comunicacionais multimédia e/ou na criação de conteúdos audiovisuais digitais.

Pode consultar mais informação no site do curso.

Na operacionalização deste objetivo, o MCMM organiza-se em dois percursos de formação que visam: (i) a promoção da tecnologia como instrumento de desenvolvimento de soluções de comunicação multimédia para diferentes contextos, percurso Multimédia Interativo, ou (ii) a produção de conteúdos audiovisuais e a sua adaptação a novos meios de transmissão desses conteúdos, nomeadamente os meios digitais como telemóveis ou a Internet, percurso Audiovisual Digital.

O percurso Multimédia Interativo visa garantir a continuidade de formação de profissionais licenciados na área de Ciências e Tecnologia da Comunicação, dos quais são exemplo os licenciados em Novas Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro, permitindo reforçar as suas competências na aplicação do multimédia a diferentes domínios de atuação (educacional, organizacional, artístico e lúdico/entretenimento). Simultaneamente, procura dar resposta, através de uma formação transversal aos diferentes domínios de aplicação do multimédia, a todos os profissionais de outras áreas que procuram consolidar ou alargar os conhecimentos numa área que não é a da sua formação inicial.

O percurso Audiovisual Digital surge como uma resposta aos recentes desenvolvimentos na área audiovisual, nomeadamente à crescente proliferação de novos meios de difusão de sinal audiovisual, da qual são exemplos os telemóveis, as soluções de televisão/videocast ou outras através da Internet, assim como as novas modalidades interativas de utilização desses conteúdos.

As aulas do mestrado são concentradas à Sexta-feira e Sábado. Algumas disciplinas poderão funcionar em regime blended-learning.

DISSERTAÇÃO/PROJETO

Os projetos de dissertação (2º ano) no MCMM poderão ser realizados em várias modalidades:

• Dissertação clássica;
  • Projeto de investigação em unidade de investigação da UA ou de outra universidade portuguesa;
  • Projeto de investigação em contexto empresarial (com oferta de um conjunto de projetos em articulação com empresas/instituições na área);
  • Projeto de investigação em mobilidade (com oferta de vagas para a realização da dissertação em universidades parceiras internacionais).
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior