curso › Novas Tecnologias da Comunicação
objetivos

A licenciatura em NTC tem por principal finalidade qualificar profissionais na área da comunicação tecnologicamente mediada. Oferece um currículo que explora, cumulativamente, a dimensão teórica e prática da comunicação, com especial ênfase nos media digitais e no seu enquadramento nos atuais contextos organizacionais, sociais, educativos, tecnológicos e de mercado.

A formação em NTC valoriza uma qualificação eclética dos estudantes nas dimensões da experimentação, especificação, prototipagem e validação dos projetos desenvolvidos, numa lógica de trabalho em grupo e constante articulação disciplinar com a respetiva fundamentação teórica.

Esta abordagem tem permitido explorar diferentes domínios, preparando os estudantes para situações profissionais diversificadas, nas quais estejam envolvidos diferentes conceitos e domínios de atuação do universo dos media digitais.

saídas profissionais

Os licenciados em NTC pela Universidade de Aveiro estão habilitados a desempenhar funções nos seguintes contextos:

Organizações e instituições privadas e públicas, de todos os setores de atividade, que desenvolvam, produzam, incorporem, comercializem ou utilizem produtos e aplicações multimédia, baseados em Internet ou em suportes off-line, para aplicação em problemas de comunicação humana e/ou organizacional.
Exemplos: empresas que utilizem soluções de comunicação suportada em Internet para operar sistemas de comércio eletrónico; empresas que utilizem soluções de interação via Internet com clientes e fornecedores; empresas que utilizem soluções de formação de tipo eLearning; organismos da administração central ou local que utilizem a Internet para interagir com os cidadãos; empresas de audiovisuais; empresas produtoras de televisão, cinema, vídeo e áudio digitais.

Integração em equipas de conceção, desenvolvimento, implementação, consultoria, comercialização, avaliação ou distribuição de produtos e aplicações multimédia baseados em Internet ou em suportes off-line.
Exemplos: empresas de conceção e desenvolvimento de sítios web; empresas de consultoria na área dos serviços baseados em Internet; empresas que comercializem ferramentas informáticas para desenvolvimento e gestão de conteúdos multimédia.

Operação, gestão e manutenção de sistemas, produtos e aplicações de comunicação multimédia. Exemplos: empresas que desenvolvam e comercializem soluções para comunicações móveis; empresas de gestão de serviços baseados na Internet (sistemas de informação geográfica, correio eletrónico, portais de serviços).

a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior