objetivos

A licenciatura em Design visa a formação de técnicos superiores com uma boa capacidade de projetar artefactos de interface cultural, utilizando o desenho como ferramenta operativa. Dada a grande variedade de problemas que o tecido empresarial e institucional pode suscitar ao Design, elegeram-se o pensamento concetual e a visão estratégica como vetores promotores da flexibilidade requerida nesta atividade profissional.

As alterações profundas no consumo de bens e serviços e o consequente desenvolvimento da indústria e do setor terciário nas últimas décadas do século XX, trouxeram, para estes terrenos, a necessidade de recorrer ao Design como forma de incorporar mais-valias nos produtos pelo reforço da sua capacidade de diferenciação em ambientes concorrenciais, quer a nível local, quer num quadro de globalização. Se a engenharia encontra respostas para estes desafios pela inovação tecnológica na produção e na configuração funcional dos objetos, o design inova pela qualificação do uso e da fixação formal de valores estéticos e simbólicos.
O apelo às valências do Design no projeto de novos artefactos gerou a procura de técnicos qualificados nessa transformação do desejo em desígnio, pelo desenho.

A licenciatura em Design pretende dar uma formação sólida ao nível do pensamento de projeto e da sua representação, dos meios instrumentais e técnicos necessários ao desenvolvimento concetual de novos artefactos. A visão polissémica e estratégica desta atividade, cruzada com preocupações de cidadania e sustentabilidade traçam o contorno dos problemas suscitados pelo ensino do Design na UA, que não dispensa também um conhecimento esclarecido e rigoroso sobre as áreas a montante e a jusante da atividade do designer - Materiais, Tecnologia, Gestão, Comunicação, Arte - contribuindo para uma visão integradora e interdisciplinar do Design. Os objetivos do curso de Licenciatura em Design da Universidade de Aveiro passam, assim, por uma formação generalista privilegiando o "saber pensar" como fonte do "saber fazer", mas não esquecendo a interação destes dois níveis na construção cognitiva. Assim, a estrutura do curso resultante deste processo pressupõe para o projeto uma visão global do design centrada na pesquisa concetual e na sua conformação aos processos produtivos disponíveis.

a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.