40 anos da UA
 

carta de apresentação - regras básicas

Utilizar papel branco e liso em A4, de boa qualidade, e tinta preta. Adoptar o processo mais comum de redacção, através de computador, utilizando um tipo de letra standard: Arial, Times New Roman, ou similar, tamanho número 12 e texto justificado.

Se optar pelo e-mail, colocar a referência do anúncio (quando mencionado), no sentido de facilitar a identificação da candidatura pelo empregador e seleccionar a opção «Importância Alta». Neste caso, a mensagem inserida no e-mail será a própria carta, enviando o currículo anexado. O corpo da mensagem deve fazer referência ao título e às suas competências técnicas, respeitando as regras de estruturação atrás mencionadas.

Quando solicitado, proceder à elaboração manuscrita da carta, adoptando uma caligrafia legível e cuidada. Para conseguir uma redacção mais ordenada, escrever sobre uma folha pautada, aproveitando a transparência do papel. Tratando-se de resposta manuscrita optar pela tinta azul ou preta. Quanto ao papel mantêm-se as mesmas sugestões: papel branco e liso em A4.

Relativamente ao conteúdo, começar por justificar os motivos da candidatura de acordo com a função proposta e empresa empregadora. Não esquecer de referir a fonte de informação do anúncio (jornal, revista, site,…).

Em seguida, iniciar a sua apresentação e identificar o percurso académico e profissional mais relevante para a função. Destacar os seus projectos de sucesso e aquilo em que é especialista. Apresentar algumas das suas experiências anteriores e respectivos resultados.
Seja factual, claro e objectivo na redacção, procurando transmitir uma imagem positiva a seu respeito, mas sem se perder em redundâncias ou exageros. Avalie a cultura da empresa para saber se a linguagem deve ser mais ou menos formal.
Lembrar que o curriculum segue em anexo para dar a conhecer as suas qualificações e experiências.
Termine com uma despedida formal, manifestando interesse para uma posterior entrevista.
Não se esqueça de assinar a carta, é um detalhe que faz parte da etiqueta empresarial. No caso de envio por e-mail, escreva o seu nome com o mesmo tipo de letra, podendo recorrer ao itálico.

Não terminar a carta de forma passiva. Em vez de solicitar ao empregador um retorno, seja pró-activo(a), refira que irá telefonar em breve para responder a possíveis dúvidas, por exemplo. Neste caso, não se esquecer de telefonar para esclarecer as possíveis questões e aproveitar o contacto para questionar acerca da possibilidade de marcar uma entrevista para se dar a conhecer melhor.

Apelar à sua capacidade de síntese, limitando a carta a uma página A4. Utilizar apenas ¾ de área útil da referida página. A  carta pode ser apenas uma entre centenas que o empregador vai ler. Portanto, deve respeitar o tempo de quem a vai ler, que rondará 30 segundos, sendo claro e objectivo em relação à vaga pretendida.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.