EDITORIAL  pp. 04-05


  ARTIGOS CIENTÍFICOS  pp. 15-300



educação e emprego | education and employment

pp. 15-16 | Identificando fatores críticos que podem influenciar na qualidade do processo de produção de conhecimento em turismo  [ TERESA CATRAMBY, ROBERTO BARTHOLO & MAURÍCIO DELAMARO ]

pp. 17-18 | A formação profissional dos turismólogos para a Copa do Mundo de 2014: Um estudo de caso nas Universidades da Cidade do Natal-RN  [ EMELLYNE LÚCIO & MARCO ROCHA JÚNIOR ]

pp. 19-21 | Caso dos movimentos turísticos dos estudantes que realizaram o programa Erasmus no Instituto Superior da Ciência do Trabalho e da Empresa (ISCTE/IUL) – Lisboa, Portugal no ano letivo 2007/2008.  [ GEÓRGIA CAVALCANTI, ADRIANA BRAMBILLA & ESTHER LAGE ]

pp. 23-24 | Atividades pedagógicas em e-learning num curso de Turismo  [ VERONIKA JOUKES, ISABEL COSTA, MARGARIDA MAIA & GONÇALO CRUZ ]

pp. 25-27 | Avaliação em educação no turismo no ensino superior em Portugal [ FERNANDO FLORIM DE LEMOS & MANUEL SALGADO ]

pp. 29-30 | A formação académica em gastronomia e o mercado de trabalho: O profissional recém-formado [ LUIZ SOUTO DE ARAÚJO & RICARDO DE GIL TORRES ]

pp. 31-32 | Refletindo o ensino tecnológico em gastronomia: Acertos e limitações na visão de distintos atores [ MARCELO NERI BELCUFINE, LUIZ SOUTO DE ARAÚJO & RENÊ CORRÊA DO NASCIMENTO ]

pp. 33-34 | A qualificação profissional no trade turístico de Foz do Iguaçu-PR, Brasil [ SAVANNA DA ROSA RAMOS, PRISCILA VASCONCELLOS CHIATTONE & MICHELE VASCONCELLOS CHIATTONE ]

pp. 35-36 | Tourism and unemployment: The effects of a boom in tourism demand on unemployment [ STEFAN FRANZ SCHUBERT ]

pp. 37-39 | As novas modalidades de contratos de trabalho e a sua aplicação ao setor do turismo  [ ANA LAMBELHO ]

 

turismo de nicho | special interest tourism

pp. 41-42 | Motivações para visitar locais sagrados como destinos turísticos: Fátima, Santiago de Compostela e Jerusalém [ CARLA SILVA, JOSÉ LUÍS ABRANTES & RAM HERSTEIN ]

pp. 43-44 | O posicionamento do turismo de saúde e bem-estar nas Termas de São Pedro do Sul [ FILIPE LOURENÇO, JOAQUIM ANTUNES & VÍTOR MARTINHO ]

pp. 45-46 | Roteiros geo-turísticos: Contribuições para a valorização do centro histórico de Belém do Pará – Brasil [ DÉBORA RODRIGUES SERRA, LARISSA PAOLA SILVEIRA & MARIA GORETTI TAVARES ]

pp. 47-48 | Geoturismo slow: Mais do que apenas um tipo de turismo [ PAULO SÁ CAETANO & VICTOR LAMBERTO ]

pp. 49-50 | Enoturismo e especificidades regionais: Um estudo brasileiro [ ADRIANA BRAMBILLA & ANTÓNIO JOSÉ BRAMBILLA ] 

pp. 51-53 | A gastronomia como produto turístico-cultural: Uma análise das boas práticas de destinos internacionais [ UIARA MARTINS, MARIA MANUEL BAPTISTA & CARLOS COSTA ]

pp. 55-56 |  “I came to look around, but I couldn't leave what I found": Residential tourists and lifestyle migrants in Central Portugal [ JOÃO SARDINHA ]

pp. 57-58 |   Os destinos turísticos através das séries de ficção: Uma alternativa publicitária [ NOELIA  VILA  ARAÚJO, BREA JOSÉ ANTONIO FRAIZ & TRINIDAD VILA DOMÍNGUEZ ]

pp. 59-61 | Whale watching in the Canary Islands: Current reality, problematics and needs [ YAMILA LUJÁN MOHAMED, ANTONIO GONZÁLEZ MOLINA & JOSÉ HERNÁNDEZ MORENO ]

pp. 63-64 | Perspectivas do turismo de base comunitária no Estado do Pará, Amazônia [ MARIA GORETTI TAVARES ]

pp. 65-66 | Brasília Tátil: Turismo cultural inclusivo para deficientes visuais e comunidade escolar [ LUCIANA  LOPES CAVALCANTE & CÉSAR ACHKAR MAGALHÃES ]

pp. 67-69 | Turismo acessível no Brasil: Oportunidades e desafios da hotelaria no contexto da crise económica global [ DONÁRIA COELHO DUARTE, GILSON ZEHETMEYER BORDA & VIVIANE GARCIA DE OLIVEIRA ]

pp. 71-73 | Jornalismo turístico: Os eventos no centro da notícia [ SUSANA CORREIA RIBEIRO, SANCHO SILVA & RITA PERES ] 

pp. 75-76 | O mercado da indústria dos cruzeiros: O caso do Porto de Leixões [ MARGARIDA ROCHA & CELESTE EUSÉBIO ]

pp. 77-78 | Potencial do turismo de cruzeiro: Do novo Terminal de Leixões para a Região Norte de Portugal [ ELISABETE DA SILVA SERRANO ]

 

e-tourism e TIC | e-tourism and ICT

pp. 79-80 | O e-business enquanto estratégia para a gestão da sazonalidade dos destinos [ EMANUELLE PIMENTEL & TÂNIA PINHO ]

pp. 81-82 | Tourism 2.0:  O uso dos dispositivos móveis na construção de itinerários culturais [ PAULO CALDEIRA & THOMAS PAUL BRYSCH ]  

pp. 83-84 | Análise espacial da oferta de alojamento no Alto Alentejo com recurso a um Sistema de Informação Geográfica [ EVA MILHEIRO, GORETE DINIS & GRAÇA ABRANTES ]  

pp. 85-86 | Análise comparada de estratégias de e-tourism nas estâncias termais portuguesas [ LÍDIA ISABEL CABRAL, FERNANDO FLORIM DE LEMOS & TÂNIA PINHO ]

pp. 87-89 | O papel das redes sociais no turismo: Uma análise da situação das agências de turismo do distrito federal – Brasil [ MICHELLE MARGOT ALVES ]

pp. 91-93 | Web 2.0 and impacts in tourism [ ROMEU LOPES, JOSÉ LUÍS ABRANTES & ELISABETH KASTENHOLZ ]

pp. 95-99 | Location based transmedia storytelling: The TravelPlot Porto Experience Design [ SORAIA FERREIRA, ARTUR PIMENTA ALVES & CÉLIA QUICO ]

 

gestão, negócios e economia | management, business and economics

pp. 101-102 | Online vacation rentals: The co-creation tourism experience [ JOANA AFONSO DIAS, ANTÓNIA CORREIA & FRANCISCO MARTÍNEZ LÓPEZ ]

pp. 103-104 | Turismo de negócios: Uma atividade económica ofertante de produtos/serviços de alta performance [ ANTÓNIO ÓSCAR GOES, CARLA REGINA GUIMARÃES & GILBERTO GUIMARÃES JÚNIOR ]

pp. 105-106 | Fatores determinantes no processo de atração de investimento direto estrangeiro para o setor do turismo em Portugal [ CRISTINA BARROCO, EDUARDO ANSELMO CASTRO & CARLOS COSTA ]

pp. 107-108 | Redes e internacionalização no contexto das empresas de turismo Portuguesas [ ZÉLIA BREDA & CARLOS COSTA ]

pp. 109-110 | Teorias e dimensões da internacionalização no grupo Pestana Hotels & Resorts – contributos para um estudo de caso [ HÉLDER CARRASQUEIRA ]

pp. 111-112 | Where is Waldo? Uncovering the role and profiling a tourism destination manager [ ADÃO FLORES & ELSA PEREIRA ]

pp. 113-114 | Análise correlacional da orientação empreendedora, capacidade de inovação e munificência ambiental em agências de viagens [ MARIA ANDRÉA ESCOBAR, SUZETE ANTONIETA LIZOTE & MIGUEL ANGEL VERDINELLI ]  

pp. 115-116 | Epidemic and terror and their impact on tourism [ SHARON TEITLER-REGEV, SHOSH SHAHRABANI & OKSANA GOZIKER ]

 

hotelaria | hospitality    

pp. 117-118 | Eco-hotéis e rótulos ecológicos: Um estudo das atitudes e motivações do turista nacional [ VICENTE JOSÉ BENTO, CATARINA ROSEIRA & PEDRO CAMPOS ]    

pp. 119-120 | Responsabilidad social en los hoteles a nivel internacional: Memorias de sostenibilidad [ MARÍA DOLORES SÁNCHEZ FERNÁNDEZ ]

pp. 121-122 | Opções estratégicas das unidades de alojamento turístico: Uma análise aos Açores e Madeira [ CLÁUDIA SOARES FAIAS & MARIA DA GRAÇA BATISTA ]

pp. 123-124 | Herramientas estratégicas de responsabilidad social corporativa en el sector hotelero [ MARÍA DOLORES SÁNCHEZ FERNÁNDEZ ]

pp. 125-128 | Gestão pela cultura ética e de responsabilidade social nas organizações hoteleiras de 4 e 5 estrelas no Algarve como fatores de atração de candidatos de elevado potencial [ JOAQUIM PINTO CONTREIRAS, FÁTIMA JORGE & PAULO CARRASCO ]

pp. 129-130 | Análise das estratégias competitivas das microempresas e pequenas empresas dos meios de hospedagem: Estudo multicasos na cidade de Aracaju [ NILSYLAINE DE JESUS BARBOSA & DÉBORA PEREIRA DA SILVA ]

pp. 131-133 | A gestão de capacidades e recursos estratégicos nas relações Business-to-business service: o Caso da Indústria de Alojamento [ VICTOR MOUTINHO, JORGE MOTA & ANA PAULA MIRANDA ]

 

turismo em espaços rurais e naturais | rural and nature-based tourism

pp. 135-137 | New challenges for managing sustainable tourism in protected areas: An exploratory study from a landscape perspective in Sweden [ DANIEL LAVEN, PETER FREDMAN & SANDRA WALL-REINIUS ]

pp. 139-140 | Tendências do mercado dos trilhos pedestres na ilha da madeira: Uma análise exploratória [ FILIPA FERNANDES ]

pp. 141-143 | Designing snorkeling ecotouristic routes at Marinha Beach (Algarve) and assessing their impact on the underwater system [ MAFALDA O. RANGEL, JORGE M. S. GONÇALVES, FREDERICO OLIVEIRA, CARLOS COSTA & KARIM ERZINI ]

pp. 145-146 | Framing forest based recreational potential by the local stakeholders: Case study from the Cantanhede council, Portugal [ BEATRIZ FIDALGO, RAÚL SALAS & LÚCIA SALDANHA ]

pp. 147-148 | Trilhos subaquáticos em áreas marinhas protegidas dos Açores [ RITA VELEZ GRILO, MARIA ANUNCIAÇÃO VENTURA & ANA CRISTINA COSTA ]

pp. 149-150 | Dinâmicas dos visitantes nos Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional: Estudos de caso [ JOSÉ PAULO CASTRO & FILOMENA MARTINS ]

pp. 151-153 | O grau de satisfação dos turistas que visitam estabelecimentos de turismo rural nos Açores [ ELIZABETE PACHECO, FRANCISCO SILVA & ANA ISABEL MONIZ ]

pp. 155-156 | O turismo rural no Ceará [ JOSÉ GONZÁLEZ GARCIA & FRANCISCO DINIZ ] 

pp. 157-158 | The role of social relationships in the creation and management of small tourism businesses in rural areas [ GORETTI SILVA, JONATHAN EDWARDS & ROGER VAUGHAN ]

 

cultura e património | culture and heritage

pp. 159-160 | Estratégias de turismo cultural en las ciudades históricas de Galicia [ ANA MESÍA LÓPEZ ]

pp. 161-162 | Medição da notoriedade e avaliação da parceria "em.cantos" [ ANA PAULA FIGUEIRA ]

pp. 163-164 | As contribuições dos estudos culturais na análise do turismo cultural [ ADRIANA BRAMBILLA ]

pp. 165-166 | Paideia approach: Bridging tourism and community development on the basis of heritage enhancement [ FÁBIO CARBONE, LUIZ OOSTERBEEK & CARLOS COSTA ]

pp. 167-168 | A importância de avaliar e gerir a paisagem cultural dos destinos turísticos [ MARIA MARGARIDA DOS SANTOS, ANA MARIA FERREIRA & CARLOS COSTA ]

pp. 169-170 | O Caminho Português de Santiago: Desafios de um itinerário cultural [ LÉNIA MARQUES & RAQUEL VASCONCELOS FERREIRA ]

pp. 171-173 | Palmilhando caminhos romanos: O Circuito da Romanização na Sub-Região de Sicó – Perfil do visitante [ MARIA CLÁUDIA SANTOS ]

pp. 175-176 | Rotas museológicas na região de Aveiro [ SARA VIDAL MAIA, MARIA MANUEL BAPTISTA & CARLOS COSTA ]

pp. 177-178 | As recriações históricas: Perspetivas e potencialidades [ ROBERTO CARLOS & NORBERTO SANTOS ]

pp. 179-180 | Produtos e destinos: A recuperação do artesanato do IMA (Minho) [ ÂNGELA SÁ FERREIRA, MANUELA NEVES, SENHORINHA TEIXEIRA & CRISTINA S. RODRIGUES ]

pp. 181-183 | Creating new forms of consumption along the Portuguese Camino de Santiago [ CARLOS FERNANDES ]

 

procura turística | tourist demand  

pp. 185-186 | The influence of motivation in international tourists’ involvement [ CLÁUDIA SEABRA, CARLA SILVA, JOSÉ LUÍS ABRANTES & ELISABETH KASTENHOLZ ]

pp. 187-188 | Tourists’ perceptions of world heritage destinations: The case of Guimarães [ PAULA REMOALDO, LAURENTINA VAREIRO, J. FREITAS SANTOS & J. CADIMA RIBEIRO ]

pp. 189-190 | Segmentação de consumidores de desportos de inverno com base na satisfação dos serviços de uma estância de ski: Um indicador de competitividade [ DINA MIRAGAIA, MARCO MARTINS, JOÃO FERREIRA & LUÍS QUARESMA ]

pp. 191-192 | Uma abordagem na óptica do consumidor: Regiões turísticas transfronteiriças [ BRUNO SOUSA & CLÁUDIA SIMÕES ]

pp. 193-194 | Identification of customers’ needs for tours [ REGINA NAVICKIENÉ & JUSTAS NAVICKAS ]

pp. 195 -196 | Comportamento dos consumidores de Spa no Algarve: Diferenças de género [ CARLA MACHADO & ANTÓNIO BRIONES PEÑALVER ]

pp. 197 -198 | Estudo de caracterização do perfil do turista do Aeroporto de Beja  [ VICTOR FIGUEIRA, SANDRA SAÚDE & LUÍS TABORDA ]

pp. 199 - 201 | Modelação da procura turística em Portugal [ NATÁLIA SANTOS & PAULA ODETE FERNANDES ]

pp. 203-204 | Experiência do caminhar e o desvelar da cidade: Uma breve consideração para o estudo e a prática do turismo [ LARA SANTINA NÓBREGA & KARINA DIAS ]

pp. 205-207 | From fun to nightmare: Measuring students’ senior trip experiences through a mixed-method approach [ ROSALINA PISCO COSTA, PEDRO CEBOLA & MARGARIDA MATOS ]

 

destinos turísticos | tourism destinations

pp. 209-211 | Cidades criativas e desenvolvimento urbano: Análise comparativa de dois casos – Porto e Rio de Janeiro [ KRISHNA NAIRA DE SOUSA ]

pp. 213-214 | Imagem do destino: Modelos e sinergias comparativas [ JOSÉ FERNÁNDEZ FOLGADO, JOSÉ HERNÁNDEZ MOGOLLÓN & PAULO OLIVEIRA DUARTE ]

pp. 215-216 | O produto sol e mar upscale exotic no Algarve: Requalificação e competitividade [ RUI MARVANEJO ]

pp. 217-219 | Ciclo de vida do processo turístico da Região Autónoma da Madeira (1980-2009)  [ JOÃO LEMOS BAPTISTA, JÚLIA LOURENÇO E CARLOS COSTA ]

pp. 221-222 | Medo social e turismo: A diminuição da violência e o aumento do fluxo turístico recetivo na cidade do Rio de Janeiro [ MARCELLO TOMÉ & FLÁVIA CARVALHO DE SOUZA ]

pp. 223-224 | Inventariação e georreferenciação dos recursos turísticos do Distrito de Beja [ LUÍS LUZ, VICTOR FIGUEIRA & ANA PAULA FIGUEIRA ]

pp. 225-227 | Os festivais de cinema como elemento potenciador de destinos turísticos: O caso de San Sebastián [ NOÉLIA VILA ARAÚJO & TRINIDAD VILA DOMÍNGUEZ ]

pp. 229-230 | Using festivals and events to trigger the renaissance of a mature tourism destination: The case of Portimão, Algarve [ ADÃO FLORES & ELSA PEREIRA ]

pp. 231-232 | Cuba, mission work and travel policy: Including instability in travel itineraries [ ERIN F. MCKENNA ]

pp. 233-235 | As acessibilidades na requalificação das vilas e cidades portuguesas [ PAULA TELES ]

pp. 237-239 | Online travel shopping: a review [ SUZANNE AMARO & PAULO DUARTE ]

 

planeamento, desenvolvimento e sustentabilidade | planning, development and sustainability

pp. 241-242 | Políticas públicas de turismo como ferramentas estratégias para o desenvolvimento socioeconómico [ ROZUILA NEVES LIMA, KENNEY ALVES LIBERATO, TIAGO MIRANDA RIBEIRO & LUCIANA FÉLIX GUIMARÃES ]   

pp. 243-245 | Tourism policy instruments: An empirical analysis of Portuguese local governments [ CLÁUDIA COSTA ]

pp. 247-248 | Plano estruturante de desenvolvimento turístico para a Amazônia[ SHIRLEY KERBER, CLAUDINO VELOSO, ALBERTO TOUSSAINT & JOSÉ VELLOSO BORGES DA SILVA ]

pp. 249-250 | Política de turismo brasileira: Notas iniciais sobre o programa Salão do Turismo [ MARIA AMÁLIA OLIVEIRA & EUNICE MANCEBO ]

pp. 251-252 | Identification with Europe and the European Union: The influence of tourism [ WOLFGANG ASCHAUER & REINHARD BACHLEITNER ]

pp. 253-256 | Círculo virtuoso da sustentabilidade corporativa [ WINSTON JERÓNIMO & SARA DUARTE ]

pp. 257-259 | Tourism and the Millennium Development Goals: The case study of Kosovo [ VALDETE REXHEPI ]

pp. 261-262 | Observatório de Turismo da Serra da Estrela: Um instrumento para a sustentabilidade do turismo na Serra da Estrela [ VITOR ROQUE, GONÇALO FERNANDES, ANABELA SARDO, JOSÉ ALEXANDRE MARTINS, ANTÓNIO MELO & PEDRO DUARTE ]

pp. 263-265 | Road transport´s footprint: An approach to natural resources preservation – Lanzarote [ ROBERTO MARTÍN-CEJAS & MILUŠE TICHAVSKA ]

 

resumos de posters | posters' abstracts

pp. 269 | Exploring data collection innovations in tourism research [ ARMANDO LUÍS VIEIRA ]

pp. 271-272 | hPlus: Inovação no turismo historico [ DANNY MARTINS RANGEL & JOANA VENTURA COSTA ]

pp. 273-274 | There is another way to light up the night: Switch on the stars! The starlight reserve in Alqueva, Alentejo (Portugal) [ ÁUREA RODRIGUES & APOLÓNIA RODRIGUES ]

pp. 275-276 | Os itinerários turísticos no contexto da web semantic [ SALVADOR MIRANDA LIMA & JOSÉ MATOS MOREIRA ]

pp. 277-278 | Timor-Leste: Um país com expressivo potencial para o ecoturismo [ PAULA CONDE, ÂNGELO FERREIRA & CONCEIÇÃO SANTOS ]

pp. 279-280 | Utilização dos media sociais em dispositivos móveis numa experiência turística [ CHRISTELLE SOIGNÉ & RUI RAPOSO ]

pp. 281-283 | A experiência do roteiro geoturístico, conhecendo o centro histórico de Belém na Amazônia - Bairro da cidade velha [ FELIPE GIORDANO AZEVEDO DA SILVA, NABILA SUELLY SOUZA PEREIRA & MARIA GORETTI DA COSTA TAVARES ]

pp. 285 | Do Complexo do Ver-o-Peso ao Porto de Belém, criando estratégias de educação patrimonial para valorização do patrimônio cultural e (re)conhecimento do centro histórico da cidade de Belém do Pará na Amazônia – Brasil [ ALESSANDRA DA SILVA LOBATO, MÁRCIO DE SOUSAE SILVA & MARIAGORETTI DACOSTATAVARES ]

pp. 287-288 | Implantação do ecoturismo para conservação e sustentabi­lidade do patrimônio natural da Ilha Comprida, extremo litoral sul do Estado de São Paulo, Brasil [ JOSÉ RICARDO DE ALMEIDA, KENITIRO SUGUIO, VALDECIR GALVÃO ]

pp. 289-291 | A experiência global em turismo rural e desenvolvimen­to sustentável de comunidades locais [ ELISABETH KASTENHOLZ, JOANA LIMA & ANA JOÃO SOUSA ]

pp. 293-294 | Restaurante do Futuro [ CARLOS COSTA, JOSÉ MENDES, TÂNIA VENTURA, CAROLINA GAUTIER, NUNO LOPES, JOSÉ MIGUEL BRÁS, ISABEL MARTINS ]

pp. 295-296 | Projeto ‘iTour WEBHDTV’ [ CARLOS COSTA, NUNO LOPES & ISABEL MARTINS ]

pp. 297-298 | Plano de Marketing Estratégico da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo’ 2015 [ CARLOS COSTA, CAROLINA GAUTIER, JOSÉ MENDES & NUNO LOPES ]

pp. 299-300 | Rede de Informação Turística Regional – NUTS II – Norte [ CARLOS COSTA, JOSÉ MIGUEL BRÁS & ISABEL MARTINS ]

 


 

última atualização a 02-08-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.