Mestrados em Ensino

Ano letivo 2018/2019


Prova escrita e oral de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados que conferem habilitação para a docência 

Esta prova é obrigatória para todos os que pretendam candidatar-se aos Mestrados em Ensino.

4ª prova escrita - dia 4 de outubro | 16:00, sala 5.1.62

A provas escrita precede a realização de provas orais (entrevistas), que terão lugar no dia 3 de setembro, à hora e sala indicada no mapa abaixo.

Todos os candidatos deverão fazer uma inscrição prévia, até 48h antes da realização da prova escrita, enviando um e-mail para carla.taveira@ua.pt, indicando o nome completo, o n.º de cartão de cidadão (ou o n.º mecanográfico caso tenham sido alunos da Universidade de Aveiro) e o mestrado ao qual pretendem candidatar-se como 1ª opção.

São consideradas provas realizadas noutras instituições. Caso estas provas tenham apenas a classificação “Aprovado(a)”, sem uma nota numericamente expressa, esta classificação será convertida em 10 valores. 

As provas de Língua Portuguesa (escrita e oral) terão a validade de cinco anos.

Prova de Domínio Escrito da Língua Portuguesa

1. A avaliação do domínio escrito da língua portuguesa, por parte dos candidatos aos Mestrados em Ensino, exigida pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, é realizada através de uma prova.

2. Com esta prova, pretende-se avaliar se os candidatos são capazes de:

a. Fazer um uso correto da língua portuguesa;
b. Compreender um texto;
c. Resumir um texto, sintetizando ideias;
d. Argumentar e organizar ideias de um modo lógico.

 

3. A prova segue a matriz abaixo apresentada.

 

Questão

Finalidade

Questão 1

Elaborar um resumo das principais ideias de um texto proposto relativo a um assunto da atualidade

Questão 2

Redigir um texto argumentativo em que se posicione criticamente em relação a uma afirmação polémica proposta

 

Na prova escrita é obrigatório o uso do novo acordo ortográfico.


Grelha de Avaliação

A pontuação da prova distribuir-se-á da seguinte forma:


 

Resumir um texto, sintetizando ideias

 

80

30

 

Compreensão do texto fonte:
- Identificação das ideias importantes
- Perceção da sua articulação

50

 

Estruturação do resumo:
- Planificação do texto
- Coerência
Relevância das ideias apresentadas
Articulação entre elas
- Coesão do texto
Uso da correferência
Respeito da concordância e da regência verbais
Uso dos conectores/articuladores do discurso
Uso da pontuação
Ortografia

Argumentar e organizar ideias de um modo lógico

 

120

 

70

Funcionamento do texto:
- Planificação do texto
- Coerência (ligação, validade e hierarquização dos argumentos)

50

 

Uso e adequação da língua escrita:
- Coesão do texto
Uso da correferência
Respeito da concordância e da regência verbais
Uso dos conectores/articuladores do discurso
Uso da pontuação
Ortografia

 

Calendário e horário das provas orais de LP para acesso aos mestrados em ensino

2ª prova oral - 3 de setembro

Mestrado

Dia

Hora

Sala(s)

Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB

3

11:30

5.3.26-A

Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB

3

11:30

5.3.26-A

Ensino do 1º CEB e de Matemática e de Ciências Naturais no 2º CEB

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Ensino de Música

3

11:00

21.3.15 (sala reuniões do DeCA)

Ensino de Matemática no 3º CEB e no Ensino Secundário

3

 12:00

 5.2.50

Ensino de Biologia e Geologia no 3º CEB e no Ensino Secundário

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Ensino de Inglês no 1º CEB

3

11:30

5.3.15

Ensino de Inglês e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do EB e no Ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Espanhol ou Francês

3

11:30

 5.3.15

Ensino do Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do EB e no Ensino Secundário, na especialidade de Alemão ou Espanhol ou Francês

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última atualização a 21-09-2018
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