Mestrados em Ensino

Ano letivo 2017/2018


Prova escrita e oral de Língua Portuguesa para acesso aos mestrados que conferem habilitação para a docência - prova obrigatória para todos os que pretendam candidatar-se aos Mestrados em Ensino.

1ª prova escrita - data a anunciar.

2ª prova escrita - data a anunciar.

As provas escritas precedem à realização de provas orais (entrevistas), de acordo com o calendário e horário disponibilizados para consulta no fim desta página.

Todos os candidatos deverão fazer uma inscrição prévia, até 48h antes da realização da prova escrita, enviando um e-mail para carla.taveira@ua.pt, indicando o nome completo, o n.º de cartão de cidadão (ou o n.º mecanográfico caso tenham sido alunos da Universidade de Aveiro) e o mestrado ao qual pretendem candidatar-se como 1ª opção.

São consideradas provas realizadas noutras instituições. Caso estas provas tenham apenas a classificação “Aprovado(a)”, sem uma nota numericamente expressa, esta classificação será convertida em 10 valores.

As provas de Língua Portuguesa (escrita e oral) terão a validade de dois anos.

Prova de Domínio Escrito da Língua Portuguesa

1. A avaliação do domínio escrito da língua portuguesa, por parte dos candidatos aos Mestrados em Ensino, exigida pelo Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, é realizada através de uma prova.

 

2. Com esta prova, pretende-se avaliar se os candidatos são capazes de:

a. Fazer um uso correto da língua portuguesa;
b. Compreender um texto;
c. Resumir um texto, sintetizando ideias;
d. Argumentar e organizar ideias de um modo lógico.

 

3. A prova segue a matriz abaixo apresentada.

 

Questão

Finalidade

Questão 1

Elaborar um resumo das principais ideias de um texto proposto relativo a um assunto da atualidade

Questão 2

Redigir um texto argumentativo em que se posicione criticamente em relação a uma afirmação polémica proposta

 


Grelha de Avaliação

 

1. A pontuação da prova distribuir-se-á da seguinte forma:

 

Resumir um texto, sintetizando ideias

 

80

30

 

Compreensão do texto fonte:
- Identificação das ideias importantes
- Perceção da sua articulação

50

 

Estruturação do resumo:
- Planificação do texto
- Coerência
Relevância das ideias apresentadas
Articulação entre elas
- Coesão do texto
Uso da correferência
Respeito da concordância e da regência verbais
Uso dos conectores/articuladores do discurso
Uso da pontuação
Ortografia

Argumentar e organizar ideias de um modo lógico

 

120

 

70

Funcionamento do texto:
- Planificação do texto
- Coerência (ligação, validade e hierarquização dos argumentos)

50

 

Uso e adequação da língua escrita:
- Coesão do texto
Uso da correferência
Respeito da concordância e da regência verbais
Uso dos conectores/articuladores do discurso
Uso da pontuação
Ortografia

 

Calendário e horário das provas orais de LP para acesso aos mestrados em ensino

1ª prova oral

Mestrado

Dia

Hora

Sala(s)

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB

     

Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB

     

Mestrado em Ensino do 1º CEB e de Matemática e de Ciências Naturais no 2º CEB

 Mestrado em Ensino de Música

     

Mestrado em Ensino de Matemática no 3º CEB e no Ensino Secundário

     

Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º CEB e no Ensino Secundário

     

Mestrado em Ensino de Inglês no 1º CEB

     





última atualização a 21-11-2016
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.