Marlene da Rocha Miguéis

Professor Auxiliar
gabinete: 18.2.12
extensão: 24203
telefone externo: +351 234370623

perfil biográfico

Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro – Departamento de Educação e Psicologia. Desde 1992, tem desenvolvido atividade no âmbito da formação de educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Atualmente é também docente na Licenciatura em Psicologia e no Programa Doutoral em Educação.

Tem como formação base a Licenciatura em Psicologia, o Mestrado em Psicologia, área Psicologia Pedagógica e o Doutoramento em Ciências da Educação, no domínio da Supervisão e Formação Docente, intitulado “A formação como atividade de aprendizagem docente”

Tem apresentado comunicações, em Portugal e no estrangeiro, e tem participado em projetos de investigação e intervenção: desenvolvidos no âmbito da formação inicial de educadores e professores no curso da Licenciatura em Educação Básica, 1º ciclo, em Aveiro. Tem desenvolvido formação contínua de educadores de infância e professores do 1º Ciclo, em colaboração com jardins de infância, com a Câmara Municipal de Aveiro e diversos Centros de Formação de Professores.

Em 2015 integra a equipa técnico-científica e investigativa do Projeto Limites Invisíveis. Este projeto é promovido pela parceria entre a Universidade de Aveiro – responsável pela monitorização e avaliação de impacto do projeto-piloto e coordenadora da área investigativa –, a ESEC (Escola Superior de Educação de Coimbra e o CASPAE (IPSS). Este projeto inclui três eixos: Intervenção Educativa, Investigação e Formação/Consultoria.

É membro do Grupo de estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPE), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Matemática na Infância (GEPEMAI), como elemento externo, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Membro do CiDINE. Membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Investigadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Formação de Formadores (CIDTFF).

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.