Rui Marques Vieira

Professor Auxiliar c/ Agregação
gabinete: C.2.52
extensão: 22811
telefone externo: 234 372 402

atribuições

>Habilitações Académicas

Doutor em Didática pela Universidade de Aveiro em Setembro de 2003.

>Domínios de Investigação

Principal – Didática das Ciências
Secundários - Formação de Professores; Pensamento Crítico ; CTS

>Publicações mais relevantes

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I., & Machado, C. (Orgs.) (2014). Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional. Aveiro: Universidade de Aveiro (ISBN: 978-972-789-424-6). (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)

Tenreiro Vieira, C., e Vieira, R. M. (2013). Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, 18 (52), 183-242. (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010&lng=en&nrm=iso) http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100010 (ISSN: 1413-2478)

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., e Martins, I. P. (2011). Critical thinking: Conceptual clarification and its importance in science education. Science Education International, 22 (1), 43-54. (http://www.icaseonline.net/sei/march2011/p4.pdf) (ISSN: 2077-2327)

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., e Martins, I. (2010). Pensamiento crítico y literacia científica. Revista Alambique - Didáctica de las Ciencias Experimentales, 65, 96-103.

Vieira, R. M., e Tenreiro-Vieira, C. (2005). Estratégias de ensino / aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget.

>Projetos

- Investigador Responsável na Universidade de Aveiro, desde setembro de 2013, do projeto “University Educators for Sustainable Development” (UE4SD - reference 540051-LLP-1-2013-1-UK-ERASMUS-ENW), cujo propósito principal é criar oportunidades para docentes universitários de 50 instituições de Ensino Superior promoverem práticas de Ensino e Aprendizagem de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

- Investigador, desde Setembro de 2010, do projeto “Avaliação do impacte do Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Um estudo de âmbito nacional” (Investigadora Responsável — Professora Doutora Isabel P. Martins, Professora Catedrática do DE da Universidade de Aveiro).

- Membro da equipa do Projecto “Metas de Aprendizagem”, como especialista na área disciplinar/disciplina de Ciências do Ensino Básico, sendo co-autor do documento produzido e publicado em Setembro de 2010 (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/).

- Coordenador do Projecto "Ciência, Tecnologia e Sociedade: Experimentar e Agir para a Compreensão" (financiado pelo Programa Operacional Ciência Inovação 2010 do Ministério da Ciência, Inovação e Ensino Superior no âmbito do programa Ciência Viva VI de 2005, Projecto ID 287, de Setembro de 2006 a Setembro de 2007).

>Atividades de desenvolvimento de natureza profissional

Orientador de 6 concluídas, sendo 3 em Multimedia em Educação e de 20 Dissertações de Mestrado já concluídas.

Membro do Conselho de Referees e/ou Editorial

- Uni-Pluri/versidad (2014, nº 41, Vol. 14)
(http://aprendeenlinea.udea.edu.co/revistas/index.php/unip/issue/current/showToc)

  • Science & Education (desde 2012)
    (http://ihpst.net/journal/reviewers/list-of-reviewers/)
  • Saber & Educar (desde Setembro de 2012, nº 16), (http://www.esepf.pt/rev/?p=a_sobre/p_sobre.html#ced)
  • Didasc@lia: Didáctica y Educación (desde outubro de 2011, Vol. 4)
    (http://revistas.ojs.es/index.php/didascalia/)
  • Revista Ciência e Educação (desde Junho de 2010, Vol. 16) (http://www2.fc.unesp.br/cienciaeeducacao/)
  • Research in Science Education (desde Setembro de 2010, Vol. 40) (http://www.springerlink.com/content/108230/)
  • Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias (desde 2005, Vol. 4) (http://www.saum.uvigo.es/reec)
  • Responsável pela Secção “Acontece” da Revista Indagatio Didactica (desde 2009, Vol. 1, nº 1) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID)
  • Revista Indagatio Didactica (desde 2013, Vol. 5, nº 1) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID)
  • Eduser – Revista de Educação (desde 2009, Vol. 1, nº1)(https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/about/editorialTeam)

Membro do Comité Científico

  • III Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (http://ciaiq.org/?page_id=78). Universidade da Extramadura, Espanha, 14 a 16 de julho de 2014.
  • IV Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências - VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Colômbia, 15 a 17 de julho de 2014.
  • II Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa (http://blogs.ua.pt/clbiq2013/?page_id=86). Universidade de Aveiro, 16 a 18 de julho de 2013.
  • I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação: Investigação, Formação e Perspetivas futuras (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/). Universidade de Aveiro, 1 e 2 de julho de 2013.
  • Livro Internacional: Bezerra, C. e Souza, F. N. (Orgs.) (2013). Ferramentas TIC na escola: Aplicações práticas. Lisboa: Bubok (http://www.bubok.pt/libros/6768/Ferramentas-TIC-na-escola-Aplicacoes-praticas) (ISBN: 978-989-97392-6-0)
  • Revisor do capítulo “Philosophical Inquiry and Critical Thinking in Primary and Secondary Science Education”, de TIMOTHY JAMES SPROD do “International Handbook of Research in History, Philosophy and Science Teaching, Michael R. Matthews (ed.), Springer (2013).
  • Revisor do Grupo de História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Educação em Ciências da Springer (http://ihpst.net/journal/reviewers/list-of-reviewers/)

- Livro Internacional: Nieto, H. E Majo, O. (Orgs.) (2012). Educación a Distancia y Tecnologías - Lecturas desde América latina. Argentina: Ediciones Universidad Del Salvador.

- III Encontro Nacional de Educação Básica (http://cms.ua.pt/iiieneb/node/8). Universidade de Aveiro, 12 e 13 de Outubro de 2012.

- III Seminário Iberoamericano Ciencia-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (http://www.oei.es/seminarioctsm/) Madrid–Espanha, 28 a 30 de Setembro de 2012.

- II Seminário Hispano-Brasileiro de Avaliação das Atividades relacionadas com Ciência, Tecnologia e Sociedade / III Jornada Internacional de Ensino de Ciências e Matemática. S. Paulo-Brasil,Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL, abril de 2012.

- II Seminário Ibero-Americano Ciencia-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (http://www.finatec.org.br/eventos/siacts/). Universidade de Brasília–Brasil, 19 a 21 de Julho de 2010.

- I Congresso Internacional Sexualidade e Educação Sexual, realizado na Universidade de Aveiro, Portugal, 11-13 de Novembro de 2010.

- Fórum Nacional Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências: Balanço e Perspectivas para o Futuro. Universidade de Aveiro, 12-13 de Julho de 2010.

- 1º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (http://cms.ua.pt/enjie/). Universidade de Aveiro, 8-9 de Outubro de 2010.

- VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciencias (http://ensciencias.uab.es/congreso2009/). Barcelona, Setembro de 2009.

- I Jornadas Ibéricas sobre TIC aplicadas a la Educación, Movilidad Virtual y Sociedad del Conocimiento. Universidade de Granada, Abril de 2009.

- II Congreso Iberoamericano Virtual de Educación y Sociedad del Conocimiento (http://www.escinf.una.ac.cr/fpsc/). Universidad Nacional de Costa Rica – Costa Rica e Universidad de Granada, Espanha, Agosto e Setembro de 2008.

- V Seminário Ibérico / I Seminário Ibero-Americano Ciencia-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (http://web.dte.ua.pt/vcts/). Universidade de Aveiro, 3 a 5 de Julho de 2008.

- Colóquio “Da investigação à prática: Interacções e debates”. Universidade de Aveiro – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, 14 e 15 de Fevereiro de 2008.

Organização de Conferências, Congressos, Encontros, Seminários:

  • Membro da Comissão Organizadora do IV Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências - VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências, Colômbia, 15 a 17 de julho de 2014.
  • Coordenador do I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação: Investigação, Formação e Perspetivas futuras, Universidade de Aveiro, 1 e 2 de julho de 2013 (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)
  • Membro da Comissão Científica do 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa, Universidade de Aveiro, 16 a 18 de julho de 2013.
  • Membro eleito da Direção da Associação Ibero-Americano de CTS [Ciência-Tecnologia-Sociedade] no Ensino das Ciências, desde Setembro de 2012.
  • Membro da comissão científica e organizadora do III Encontro Nacional de Educação Básica, realizado na Universidade de Aveiro, 12 e 13 de outubro de 2012.
  • Membro da comissão científica e organizadora do “VII Seminário Ibérico / III Seminário IberoAmericano de CTS [Ciência-Tecnologia-Sociedade] no Ensino das Ciências”, realizado em Espanha, Madrid em setembro de 2012.
  • Membro da comissão científica e organizadora do “III Encontro Nacional de Educação Básica”, realizado na Universidade de Aveiro em Outubro de 2012.
  • Membro da Comissão Organizadora do Fórum Nacional do Programa de Formação de Professores do 1ºCEB em Ensino Experimental das Ciências: Balanço e Perspectivas para o Futuro. Universidade de Aveiro, 12 e 13 de Julho de 2010 (cerca de 150 formadores e Coordenadores Institucionais).
  • Coordenador e membro da Comissão científica do “IV Encontro de Educação em Ciências – no 1º CEB”, realizado no âmbito do Programa de Formação de Professores do 1ºCEB em Ensino Experimental das Ciências. Universidade de Aveiro, 1 de Julho de 2010.
  • Coordenador e membro da Comissão científica do “III Encontro de Educação em Ciências - A Educação Científica de Alunos com Necessidades Educativas Especiais” que se realizou em parceria com a CERCIAG (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Águeda) e o Pavilhão do Conhecimento de Lisboa. Águeda, 1 de Julho de 2009.
Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.