apresentação do deti

O Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) foi fundado em 1974, com o nome de Departamento de Eletrónica e Telecomunicações, tendo sido um dos primeiros departamentos a iniciar atividade após a criação da Universidade de Aveiro em 1973. Em 2006 foi alterada a sua designação por forma a espelhar a atividade existente no Departamento na área da Informática.

A Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, curso com reconhecido prestígio, e que tem presentemente um numerus clausus de 95 alunos, foi a primeira licenciatura a ser oferecida pelo DETI. Mais tarde a oferta ao nível da formação inicial em Engenharia foi ampliada com a criação da Licenciatura em Engenharia de Computadores e Telemática, que tem presentemente um numerus clausus de 75 alunos.

As evoluções constantes nas áreas de intervenção do DETI, bem como mudanças estratégicas na política de ensino, levaram a ajustes e reestruturações periódicas dos planos das licenciaturas. A mais recente, visou a adaptação dos cursos ao modelo de Bolonha. Neste âmbito foram criados os Mestrados Integrados em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e em Engenharia de Computadores e Telemática.

No ano letivo 2006/2007, funcionou a primeira edição da Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação, com um numerus clausus de 30 alunos.

O DETI tem também evoluído na sua oferta ao nível de pós-graduação, incluindo atualmente no seu leque de oferta os Programas Doutorais em Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática. Em colaboração com as Universidades do Porto e Minho, leciona os Programas Doutorais conjuntos em Telecomunicações (MAP-Tele) e Informática (MAP-i). 

No que respeita aos recursos humanos, o DETI tem 80 docentes, 98% dos quais doutorados e 13 funcionários técnicos e administrativos. Está instalado num edifício com cerca de 5.000m2, destinado essencialmente a atividades pedagógicas mas onde decorrem igualmente trabalhos de investigação e desenvolvimento.

Alinhadas com o DETI funcionam duas Unidades de Investigação, o IEETA (Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro) e o Pólo de Aveiro do IT (Instituto de Telecomunicações), cujas atividades são, essencialmente, asseguradas por docentes e investigadores ligados ao DETI

última atualização a 08-04-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.