curso › Engenharia Eletrónica e Telecomunicações (marca EUR-ACE)
objetivos

O Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações
tem como objetivo dar uma formação sólida em ciências de base, e de espetro largo ao nível das ciências da especialidade, formando técnicos a nível superior, capazes de desempenhar funções de planeamento e projeto nos domínios dos Sistemas Eletrónicos (analógicos e digitais), Computadores, Telecomunicações, Instrumentação, Automação e Controlo e Análise e Processamento de Sinal. Através de uma formação sólida em ciências de base, pretende fornecer aos seus diplomados uma mais fácil e eficaz adaptação à rápida evolução tecnológica. Através de uma formação de espetro largo ao nível das ciências da especialidade, procura dotar os seus diplomados de uma maior flexibilidade e visão de conjunto sobre a área profissional a que se destina. Qualquer destes objetivos é, em nossa opinião, determinante para o desenvolvimento tecnológico sustentado do país.

De facto, a formação oferecida por este Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações é orientada tanto para as exigências atuais da indústria nacional, como para domínios tecnológicos mais avançados que virão a ter reflexos no país a médio e longo prazo. Muitos dos atuais Engenheiros de Eletrónica e Telecomunicações formados pela Universidade de Aveiro ocupam hoje posições de destaque, não só no mundo empresarial, como também no domínio do ensino e da investigação. A recetividade do mercado de trabalho tem sido total, chegando mesmo a verificar-se a contratação de muitos alunos antes de concluírem o curso. A criação da sua própria empresa tem sido igualmente uma opção para muitos desses Engenheiros.

saídas profissionais

Os Mestres em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações estarão habilitados a desempenhar funções de quadros superiores em empresas públicas e privadas, cuja atividade envolva direta ou indiretamente a utilização, gestão e projeto de Sistemas Eletrónicos (analógicos e digitais), Computadores, Telecomunicações, Instrumentação, Automação e Controlo e Análise e Processamento de Sinal.

As saídas profissionais são múltiplas, situando-se nos operadores de telecomunicações, nas empresas de produção e manutenção de software, nos gabinetes de estudo e projetistas, nas empresas de consultoria, no setor financeiro, nos fabricantes e distribuidores de equipamento elétrico e eletrónico, em todo o tipo de empresas industriais e de serviços e ainda em muitos serviços públicos.

observações
É conferido o grau de licenciado em Ciências da Engenharia Eletrónica e Telecomunicações aos alunos que tenham realizado os 180 ECTS correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares de trabalho.
a informação disponibilizada nesta página não dispensa consulta à página de acesso ao ensino superior
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.