Dissertação/Projeto/Estágio › 49991

código no paco
49991
área científica
Informática
créditos
42
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

Esta é uma unidade curricular integradora onde os alunos devem demonstrar que têm as competências e os conhecimentos necessários para obter o grau de Mestre em Engenharia Informática. Os objetivos são os seguintes:
* Aprofundar as capacidades de organização, planificação e gestão do tempo.
* Ser capaz de trabalhar de forma autónoma, agir com iniciativa e tomar decisões tendo em vista a concretização dos objetivos definidos no plano de trabalhos.
* Ser capaz de aplicar conhecimentos técnicos e metodológicos adquiridos no curso, e de resolver problemas em situações novas e não familiares, bem como em contextos alargados e multidisciplinares.
* Ser capaz de apresentar resultados de forma concisa, estruturada e com rigor académico e científico.
* Promover o raciocínio crítico e o desenvolvimento da autocrítica.

conteúdos

Esta unidade curricular consiste na realização de uma dissertação de natureza científica, de um projeto de engenharia ou de um estágio profissional, e por isso não existem conteúdos programáticos específicos. Os planos de trabalho são estabelecidos pelos alunos e respetivos orientadores, podendo os últimos recomendar a escolha de unidades curriculares de opção relevantes para a realização do trabalho proposto.

* Dissertação
Deve ser realizado um trabalho original de natureza científica sobre um tema na área da Engenharia Informática. O trabalho pode decorrer no contexto de um laboratório de investigação e deve ter componentes de caráter teórico e experimental, seguindo metodologias adequadas. A dissertação deve refletir um domínio aprofundado do tema e a originalidade do contributo.


* Projeto
Visa aplicar conhecimentos adquiridos no curso ao desenvolvimento de um projeto. Pode decorrer parcialmente no contexto de uma empresa ou organização, e deve ter uma forte vertente aplicada. O relatório deve por em evidência o conhecimento do estado da arte na área em estudo, demonstrar competências técnicas e metodológicas, e a capacidade de comunicar informação técnica.


* Estágio
Visa complementar a formação académica através da integração dos alunos em empresas ou organizações propiciadoras de um ambiente de trabalho relevante na área. O relatório deve demonstrar competências técnicas sólidas, e capacidade de comunicação e análise crítica dos resultados obtidos.?

avaliação

A avaliação é realizada de acordo com o Artigo 49º e 50º do Regulamento de Estudos da Universidade de Aveiro (nº 214/2012, de 5 de Junho de 2012).

metodologia

Os alunos realizam trabalho autónomo supervisionado em regime de tutoria pelo orientador (e coorientador, se aplicável). A supervisão é efetuada através de discussões regulares, de forma a garantir a adoção de metodologias e instrumentos adequados à execução do trabalho, e é enquadrada de acordo com a modalidade (dissertação, projeto ou estágio)

Em particular, a supervisão na modalidade de estágio é acertada e partilhada entre um docente do DETI e um supervisor da empresa ou organização com a qual é definido o programa de estágio.

bibliografia recomendada

A bibliografia é definida pelos alunos e pela equipa de orientação, tendo em atenção o plano de trabalhos.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.