Avaliação e Gestão de Projectos › 47475

código no paco
47475
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 45 horas/semestre
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês
objectivos

Objectivos:

 

A gestão de projectos é uma ciência bem desenvolvida e aceite tanto no meio profissional como académico. Inúmeros métodos, técnicas e ferramentas têm sido desenvolvidos, para cobrir todos os aspectos da gestão de projectos, nomeadamente, a avaliação da mesma.

No entanto, a Avaliação e Gestão de Projectos continua a ser uma área problemática, ou seja, não tem sido vista como um processo organizacional, a despeito de existir a visão de que todas as Organizações necessitariam de realizar projectos internamente para assegurarem e/ou minimizarem o risco nas suas actividades principais, e por tal, criar competências internas para executar os seus projectos.

Esta disciplina visa fornecer conhecimentos teóricos necessários à gestão de projectos ao nível Organizacional e os conhecimentos práticos das ferramentas de planeamento, avaliação e controlo de custos, prazos, recursos materiais, humanos e financeiros.

A metodologia permitirá a implementação de um conjunto de boas práticas de Avaliação e Gestão de Projectos nas suas diferentes fases.

competências

Pretende-se que os destinatários apreendam e dominem os conceitos, metodologias e técnicas da avaliação e da gestão de projectos que lhes permitam a intervenção, utilizando as boas práticas, na avaliação, no planeamento e na gestão e controlo da execução de projectos.

conteúdos

Conteúdos Programáticos:

1. Processo da Gestão de Projectos

Conceitos de projecto e de gestão de projectos. Tipologia de projectos. A relação da gestão de projectos com outras dimensões da gestão empresarial. Gestão estratégica do projecto. Strategic fit. O projecto como elemento de descontinuidade do comportamento estratégico da organização. Inovação e mudança. Boas práticas de gestão de projectos.

Fases de um projecto e ciclo de vida de um projecto.

Estrutura e influênc­ias organizacionais na gestão de projectos. Relação do projecto com a estrutura da organização promo­tora. Os processos e as interacções na gestão de projectos. Perfil e competências do gestor de projectos. Cultura da organização promotora e enquadramento do projecto.

Preparação do dossier de um projecto.

2. Gestão do Tempo, dos Custos e da Qualidade

Estrutura hierárquica das actividades (work breakdown structure). Definição de actividades. Estabelecimento da sequência de actividades. Redes de actividades. Estimação da duração de cada actividade. Calendarização do projecto e controlo do tempo. Instrumentos operacionais de planeamento do tempo.

Planeamento e gestão dos recursos. Estimação dos custos. Orçamentação. Controlo dos custos. Instrumentos operacionais de planeamento dos custos. Planeamento e garantia da qualidade. Controlo da qualidade.

3. Desenvolvimento de uma Aplicação

Apresentação do programa Microsoft Project: ambiente, funções, utilização na fase de planeamento e na fase de imple­mentação e controlo do projecto. Planeamento do tempo, estabelecimento de redes de activida­des e calendarização. Definição e planeamento de recursos/custos.

4. Avaliação de Projectos de Investimento

- Conceito de valor económico de um projecto de investimento

- Fundamentos da avaliação das decisões de investimento: risco e retorno, dimensão temporal do valor do dinheiro

- Avaliação económica das decisões de investimento: pressupostos e aplicabilidade dos principais métodos de avaliação. Indicadores de mérito económico e critérios de aceitação. Estimação dos fluxos de caixa relevantes e do custo de oportunidade do capital

- Apresentação de casos práticos

- Avaliação em contexto de incerteza: gestão de risco do projecto

- Análise de sensibilidadesAvaliação em contexto de incerteza: gestão de risco do projecto.

- Análise de sensibilidades

avaliação
Avaliação contínua:
  • 20.00% TP (Apresentação oral (27-Abril-2015))
  • 30.00% TP (Relatório escrito (27-Abril-2015))
  • 50.00% TP (Teste escrito (01-Junho-2015))
Avaliação Final:
  • 100.00% TP (Exame Final)
requisitos

Estar matriculado na unidade curricular de Avaliação e Gestão de Projectos.

metodologia

Sessões modulares, suportadas por elementos convencionais e multimédia.

Discussão de casos em grupo.

Desenvolvimento de aplicações práticas.

Software

Microsoft Project 2003/2007/2010 (Microsoft)

Excel (Office 2003/2007/2010 Microsoft)

bibliografia base
-Duncan, William. 1996. A Guide to the Project Management Body of Knowledge. 2nd ed., Project Management Institute, Upper Darby: PA. -Benninga, Simon. 1997. Corporate finance a valuation approach. McGraw-hill: New York. -Benninga, Simon. 2011. Principles of Finance with Excel, 2nd ed. Oxford Universit -Benninga, Simon. 2014. Financial modeling. 4th ed., MIT Press: Cambridge (MA)
bibliografia recomendada

Duncan, William. 1996. A Guide to the Project Management Body of Knowledge; 2nd ed. Project Management Institute, Upper Darby, PA.

Meredith, Jack and Mantel, Meredith. 2011. Project Management: A Managerial Approach. 8th ed, Wiley.

Lewis, James. 1995. Fundamentals of Project Management. American Management Association; USA.

Miguel, António. 2006. Gestão Moderna de Projectos, Melhores Técnicas e Práticas, 2ª ed. FCA – Editora de Informática.

Brealey, Richard A., Myers, Stewart C. and Allen, Franklin. 2007. Princípios de finanças empresariais, 8ª ed., McGraw-Hill, Lisboa.

Benninga, Simon. 2014. Financial modeling. 4th ed., MIT Press: Cambridge (MA)

Benninga, Simon. 2011. Principles of Finance with Excel, 2nd ed. Oxford University Press: New York

Benninga, Simon. 2008. Financial modeling, 3ª ed., Harvard University Press, Cambridge (MA).

Benninga, Simon. 1997. Corporate finance a valuation approach, McGraw-hill, New York.

 

 

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.