Estratégia e Competitividade › 47576

código no paco
47576
área científica
Gestão
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 45 horas/semestre
idioma(s) de lecionação
Português, Inglês, Espanhol
objectivos

Os objetivos da unidade curricular são:

  • Fornecer aos discentes um conjunto de elementos que lhes permitam, utilizando uma lógica de raciocínio própria das ciências empresariais, compreender e interpretar o funcionamento das organizações, sejam públicas, privadas ou para-públicas, numa ótica estratégica;
  • Proporcionar aos discentes uma perspetiva técnica e científica da estratégia e competitividade, tanto a nível de planeamento como a nível de implementação;
  • Adquirir um corpo básico de conhecimentos, de forma a permitir a sua aplicação no contexto empresarial no que concerne a tomadas de decisões estratégicas;
  • Desenvolver competências de pesquisa bibliográfica e de campo, de trabalho em grupo e de apresentação oral e escrita científica.
  • Reconhecer a necessidade de adaptação contínua ao meio em que a empresa se insere, nomeadamente tendo em consideração o relacionamento bidirecional empresa-meio ambiente;
competências

Pretende-se que os discentes:

  • Adquiram conhecimento teórico e prático sobre estratégia e competitividade;
  • Aprendam sobre as consequências de operar em ambientes muito competitivos;
  • Aprendam sobre a necessidade de traçar um rumo estratégico de médio/longo prazo, assim como o processo e variáveis envolvidas;
  • Aprendam sobre o papel da inovação e da internacionalização, entre outras estratégias que visam o crescimento sustentado;
  • Adquiram hábitos de pensar “fora da caixa”.

Este conhecimento será adquirido pela discussão de estudos de caso reais, em sala de aula; mas também pela visita de empresas reais no terreno para adquirir conhecimento sobre como se faz estratégia na prática, e face a mercados cada vez mais concorrenciais (o trabalho de grupo a realizar visará recolher dados primários e secundários); apoiado por teoria presente no manual principal (assim como na outra bibliografia recomendada).

conteúdos
  1. Introdução à gestão e à gestão estratégica.
  2. O que procura o mercado e para quê estudar estratégia?
  3. O ambiente externo. O ambiente interno. O papel da tecnologia.
  4. Estratégias de crescimento. A internacionalização e a inovação. As aquisições.
  5. Discussão sobre culturas nacionais e sobre a internacionalização.
  6. Estratégia, eficácia operacional e liderança.
  7. A igualdade de género na liderança de topo.
  8. Conceitos chave de estratégia revisitados.
  9. A comunicação nas empresas. A necessidade de gerir a comunicação.
  10. Os vetores da inovação. A Responsabilidade Social Corporativa.
  11. Estratégias oceano azul e oceano vermelho. A segmentação. Os nichos.
  12. Fusões. Corporate governance. O papel dos conselhos de administração. 
  13. As tarefas do CEO de uma grande corporação.
  14. As organizações negativas. O pensamento estratégico como princípio de vida.
  15. O outsourcing. As alianças estratégicas. As joint ventures.
avaliação

A avaliação da disciplina é discreta. É realizada através do envolvimento em um trabalho de grupo, de cariz predominantemente científico, e da realização de uma prova escrita, sem consulta.

A prova escrita valerá 50% da nota final.

O trabalho de grupo (TG), de três ou quatro pessoas, versará sobre um estudo de caso, e terá uma ponderação de 50% da nota final. Os grupos deverão combinar com o docente da TP a empresa a analisar, devendo ser proposta pelo grupo até ao dia 7 de Outubro. O TG será apresentado / entregue no mês de Novembro, de acordo com calendarização proposta pelo docente.

Na avaliação por exame final os alunos realizarão um só exame (que contará assim 100% para a nota final), na época de exames, em data a definir pelos serviços centrais.

Para o exame de recurso, em data também a definir pelos serviços centrais, não contará o trabalho de grupo (a nota do exame de recurso contará a 100% para a nota final).

Em síntese:

  • Avaliação Discreta

Trabalho de Grupo (apresentação e entrega em Novembro)

50%

Teste

50%

 

Nota Miníma: Não há.

 

  • Trabalho de Grupo
    • Ver por favor as regras descritas em documento específico para o efeito

 

  • Avaliação Final

Exame Final

100%

 

  • Avaliação Época de Recurso

Exame Recurso

100%

requisitos

Não há requisitos.

metodologia

- há distribuição em sala de aula de artigos impressos académicos (ex: Harvard Business Review) e de artigos dos media reputados e.g. New York Times e Wall Street Journal, havendo distribuição também em sala de aula de casos de estudo sobre diversos temas de estratégia e competitividade - sejam sobre inovação, internacionalização, governança corporativa, entre outros;

- há também passagem de slides tipo-resumo da matéria, abordando os principais pontos dos diversos capítulos de matéria;

- há discussão de casos em grupo, incluindo com input dos alunos estrangeiros em Erasmus, sendo sempre muito benéfica esta troca de conhecimento internacional;

- há desenvolvimento de aplicações estudos de campo, pelos alunos, o que permite desenvolver capacidades de raciocínio e de investigação assim como de escrita (os alunos têm também que realizar uma pesquisa bibliográfica e aprender a trabalhar em grupo; fazem ainda para este projeto uma apresentação oral para o docente e para os colegas).

bibliografia recomendada

Au-Yong Oliveira, M., Gonçalves, R. (Coordenadores) (2017). Estratégia, inovação e mudança – Casos de estudo sobre competitividade / Strategy, innovation and change: case studies on competitiveness. Aveiro, Portugal: UA Editora.

Au-Yong Oliveira, M., Gonçalves, R., Martins, J., Moreira, F., Branco, F. (Coordenadores) (2016). Casos de estudo em estratégia e marketing: Promovendo o debate empresarial. Faro, Portugal: Sílabas & Desafios.

Hitt, M., Ireland, R. e Hoskisson, R. (2011) Strategic Management: Concepts. Competitiveness and Globalization. 9th ed., South-Western, Mason, USA.

Kim, W.C., Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy – How to create uncontested market space and make the competition irrelevant. Harvard Business Review Press, Boston, MA, USA.

Porter, M.E. (1998). Competitive strategy – Techniques for analyzing industries and competitors. Free Press, New York, NY, USA.

Teixeira, S. (2011). Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.

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