Visualização de Informação › 44156

código no paco
44156
área científica
Informática / Sistemas de Informação
créditos
6
escolaridade
ensino teórico-prático (TP) - 3 horas/semana
idioma(s) de lecionação
a inserir brevemente
objectivos

A utilização de métodos e ferramentas de Visualização de Informação faz parte integrante do desenvolvimento de alguns tipos de Sistemas de Informação, e é reconhecida como essencial para uma decisão informada por parte dos utilizadores.

A compreensão dos métodos e das características principais de ferramentas da Computação Gráfica e da Visualização  são componentes fundamentais da formação em Sistemas de Informação.

Pretende-se fornecer formação básica em Computação Gráfica e Visualização de Dados e de Informação. E utilizar uma ferramenta standard: "The Visualization Toolkit".

competências

Compreender e usar:

  • As funcionalidades principais de bibliotecas e ferramentas de Computação Gráfica e Visualização
  • As técnicas de Visualização mais habituais

 

Ser capaz de:

  • Usar as estratégias de visualização mais apropriadas para diferentes cenários
  • Reconhecer a aplicabilidade e limitações de métodos de visualização
conteúdos

1. Computação Gráfica
1.1. Introdução
1.2. Primitivas Gráficas
1.3. Transformações Geométricas e Visualização
1.4. Visão e Modelos de Cor
1.5. Métodos de Iluminação e Sombreamento

2. Visualização de Dados
2.1. Introdução
2.2. Características dos Dados


3. Visualização de Informação
3.1. Aspetos Principais
3.2. Representações
3.3. Apresentação
3.4. Avaliação

avaliação

A avaliação, do tipo contínua, compreende:

- a realização de dois projectos, com um peso de 50% da nota final, compreendendo o desenvolvimento de aplicações de Visualização, a escrita de relatórios e a apresentação das aplicações desenvolvidas perante os colegas;

- a análise e apresentação do conteúdo de um artigo científico da área de Visualização de Informação;

- a escrita e posterior apresentação de uma monografia sobre um tema de Visualização de Informação.

requisitos

Domínio dos conceitos fundamentais da programação e do desenvolvimento de software.

Experiência na utilização de diferentes bibliotecas e de desenvolvimento de programas de média complexidade.

Conhecimentos fundamentais de Álgebra Linear e Geometria.

metodologia

Os conceitos e algoritmos fundamentais são apresentados de modo expositivo e ilustrados com exemplos de aplicação.

Em laboratório de computadores são desenvolvidas, implementadas e testadas soluções para vários exemples de aplicação.

bibliografia base
R. Spence, Information Visualization, Design for Interaction, 2nd ed., Prentice Hall, 2007
bibliografia recomendada

Computação Gráfica

D. Hearn and M. Pauline Baker, Computer Graphics with OpenGL, 3rd ed., Prentice Hall, 2004

Kitware Inc., The VTK User’s Guide, 5th ed., Kitware Inc., 2006

 

Visualização de Informação

R. Spence, Information Visualization, Design for Interaction, 2nd ed., Prentice Hall, 2007

R. Mazza, Introduction to Information Visualization, Springer, 2009

 

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