Síntese Histórica

Constituído na década de 70, o então designado Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas iniciou as suas actividades de ensino, em instalações provisórias, com bacharelatos em ensino que viriam a ser transformados em licenciaturas a partir de 1978.
Em 1989, e de acordo com o previsto no artº 27 dos Estatutos da Universidade de Aveiro, publicados em anexo ao Despacho Normativo nº 52/ME/89, passou a designar-se como Secção Autónoma de Línguas e Culturas Modernas.

Tendo atingido o número de docentes doutorados previsto pelos referidos Estatutos, e considerando ainda a existência de uma Área de Estudos Clássicos, passou a denominar-se , a partir de 1993, Departamento de Línguas e Culturas.

O Departamento continua a ministrar cursos de Licenciatura na área das Humanidades, mantendo os Cursos de Formação de Professores (Português/Francês, Português/Latim e Grego, Português/Inglês e Inglês/Alemão) e tendo ainda criado um novo Curso de Línguas, Literaturas e Culturas (2004/05).

Para dar resposta aos desafios colocados pela globalização da economia e pela internacionalização das empresas, o Departamento de Línguas e Culturas criou, em 2001/02, o Curso de Línguas e Relações Empresariais, que visa a formação de profissionais qualificados que conjuguem a competência em Línguas Estrangeiras com conhecimentos de Gestão e Marketing e com o domínio das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação.

Dado o sucesso desta Licenciatura, e para dar continuidade ao projecto de oferecer estudos de graduação inovadores na área das Línguas e Culturas, associados com áreas de especialização importantes para o desenvolvimento estratégico do país, foram criados os novos cursos de

 Línguas e Administração Editorial

 Línguas e Tradução Especializada,

que entraram em funcionamento no ano lectivo 2004/05.


O Departamento promove, desde 1979, o Curso Internacional de Verão (dirigido a descendentes de emigrantes portugueses, a alunos estrangeiros e a todos aqueles que, tendo iniciado já a aprendizagem do Português como língua estrangeira, pretendam aprofundar os seus conhecimentos nas áreas de Língua e Cultura portuguesas). São também organizados Cursos Semestrais de Português – Língua Estrangeira.


O Departamento ocupa um edifício da autoria do arquitecto Firmino Trabulo com uma área de 4320 m2, que inclui um laboratório de línguas, um anfiteatro de 107 lugares, salas de aulas, de vídeo, de multimédia e uma sala de leitura.

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.